Vigilância

Carro fumacê em quatro bairros de Cachoeiro nesta semana

Na terça (8), o trabalho será realizado no bairro Marbrasa
Foto: Divulgação/PMCI

A Prefeitura de Cachoeiro iniciou mais um ciclo de aplicação espacial de inseticida, por meio do serviço de carro fumacê. O trabalho é realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio da equipe de Vigilância Sanitária, para combater pernilongos e mosquito Aedes aegypt, transmissor da dengue, zika e chikungunya, nas regiões que registram mais casos destas doenças.

As aplicações são realizadas das 17h às 21h, com objetivo de eliminar possíveis focos dos insetos adultos. Nesta terça-feira (8), o serviço atenderá ao bairro Marbrasa; na quarta (9), o bairro Monte Cristo receberá a ação; já na quinta-feira (10), será a vez do bairro São Lucas e, na sexta-feira (11), o bairro Gilson Carone será contemplado.

“Agentes de combate a endemias continuam realizando o serviço de visitação domiciliar. No entanto, devido à pandemia de Covid-19, a orientação é que o trabalho seja peridomiciliar, ou seja, com visita somente ao entorno da residência, na área externa”, frisa a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

Cuidados

Para combater a reprodução do Aedes aegypt, é importante não deixar água acumulada em recipientes em casa. Algumas medidas necessárias são: verificar, regularmente, vasos de planta; cobrir, corretamente, as caixas d’água e fechar ralos pouco usados com plástico ou jogar água sanitária nesses locais, duas vezes por semana.