Aedes e pernilongo

Carro fumacê reforça combate a mosquitos em bairros e distritos

A ação é realizada de segunda a sexta, das das 17h às 21h
Foto: Divulgação/PMCI

A Secretaria Municipal de Saúde está intensificando a ação com carro fumacê nas regiões que registram mais casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti (dengue, chikungunya e zika) e maior presença de pernilongos (bairros cortados por córregos).

Nesta semana, já foram visitados os bairros Amarelo, Alto Amarelo, Campo Leopoldina, Basileia, Santa Cecília, Nossa Senhora da Penha e Zumbi. Nesta sexta (20), está programado para o carro fumacê passar no Nossa Senhora Aparecida e Baiminas.

Na próxima semana, receberão o serviço, na segunda (23), Novo Parque e Aquidaban; na terça, Monte Cristo, Alto Monte Cristo e Boa Esperança; na quarta, Village da Luz, Bom Pastor, Fé e Raça e Rubem Braga; na quinta, Soturno e Gironda; e na sexta, Itaoca.

O trabalho preventivo é realizado pela equipe da Vigilância Ambiental e tem o objetivo de eliminar possíveis focos dos insetos adultos. A ação é realizada das 17h às 21h.

Além disso, agentes de combate a endemias continuam realizando o serviço de visitação domiciliar, no entanto, devido à pandemia de Covid-19, a orientação é que o trabalho seja peridomiciliar, ou seja, com visita somente ao entorno da residência, na área externa. Há, também, o trabalho da equipe de bomba costal motorizada, que visa a eliminação de possíveis mosquitos transmissores das doenças, realizado das 6h30 às 9h30.

“Nós sabemos que, com a chegada do calor, há aumento de proliferação de insetos, dentre eles, o Aedes aegypti. Por isso, reforçar ações de combate e prevenção é muito importante”, salienta a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

A secretaria reforça, ainda, a importância da participação da população na luta contra o mosquito. “É imprescindível que os moradores de Cachoeiro contribuam, com ações simples, mas que fazem toda a diferença, como: a eliminação de tudo que possa servir de recipientes para a reprodução do mosquito, que pode acontecer em água parada, e recepcionar o agente de endemia em suas residências, para verificação da área externa e de possíveis criadouros do inseto”, completa.