Mutirão

Cartões ES Solidário remanescentes são entregues a beneficiários

Mutirão segue até sexta-feira (18), na Ilha da Luz
Foto: Divulgação/PMCI

Nesta quarta-feira (16), começou, em Cachoeiro, o mutirão para entrega dos cartões ES Solidário dos beneficiários que não fizeram, em abril e maio, a retirada do auxílio financeiro concedido, pelo governo estadual, a famílias em extrema pobreza.

Feita pelo Banestes, com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), no pavilhão da Ilha da Luz, a entrega segue até sexta (18), das 9h às 12h.

O primeiro dia da ação foi dedicado aos nascidos de janeiro a abril, e 104 pessoas compareceram. Nairine Mendes de Sousa, moradora de Monte Líbano, foi uma delas. “Nesse momento de grande necessidade, essa é uma ajuda que vai fazer toda diferença. Só quem está passando por complicações sabe a importância desse auxílio”, disse.

“Para mim, esse benefício não podia ter vindo numa hora melhor. Especialmente, para nos ajudar nas despesas básicas, como comida e gás de cozinha, que estão bem caros. Estou muito grata, pois é algo que vai ajudar muito a milha família”, afirmou Eloane dos Santos Viana, que mora no bairro Teixeira Leite.

Mãe de um recém-nascido, Jéssica de Andrade, do Nova Brasília, ressalta que o benefício servirá para complementar a renda familiar. “Penso que será um fortalecimento, principalmente, com a alimentação. Essa é uma ação que ajuda muita gente, pois estamos numa situação de muita dificuldade”, completa.

Com a entrega desta segunda, 3.078 pessoas já receberam o benefício em Cachoeiro. Nesta quinta (17), a entrega dos cartões será feita a beneficiários nascidos de maio a agosto. Já para os de setembro a dezembro, o dia de retirada será na sexta (18).

“É muito importante que as pessoas contempladas não deixem de comparecer ao mutirão, respeitando as datas estabelecidas. Este é um auxílio muito importante para a economia familiar e que já está ajudando muitas pessoas”, frisa a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra.

Cartão ES Solidário

Com valor de R$ 600,00 (três parcelas mensais de R$ 200,00), o auxílio é direcionado a famílias com renda de até R$ 147 por pessoa, que incluem crianças de 0 a 6 anos, idosos com mais de 60 anos ou pessoas com deficiência. A lista das pessoas que têm direito foi feita, pelo governo estadual, a partir da análise do banco de dados do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Ela pode ser conferida no site setades.es.gov.br/cartaoessolidario.