Unidade de Saúde da Mulher

Casa Rosa de Cachoeiro já realizou quase 200 atendimentos

Espaço reúne diversos serviços de saúde voltados ao público feminino
Foto: Márcia Leal/PMCI

Em suas duas primeiras semanas de funcionamento, a Unidade de Saúde da Mulher “Doutora Glaura Moreira Santos” (Casa Rosa) realizou quase 200 atendimentos em Cachoeiro.

Inaugurada no último dia 1º, a Casa Rosa é o primeiro equipamento público voltado, exclusivamente, aos cuidados com a mulher, com oferta de serviços em diversas especialidades médicas. O local possui uma ampla e moderna estrutura, que realiza de atendimentos simples de triagem a procedimentos de pequena e média complexidade.

Um dos destaques, no período inicial de funcionamento, foi o acompanhamento de gestantes. Desde a sua inauguração, a Casa Rosa já realizou 54 consultas para grávidas de alto risco e 40 exames de ultrassonografia.

No espaço, também foram realizados 40 atendimentos odontológicos, que fazem parte do pré-natal, por contribuírem para evitar partos prematuros, baixo peso do recém-nascido e, até mesmo, a pré-eclâmpsia.

“A Casa Rosa possui uma estrutura que nos permite realizar o acompanhamento pré-natal multidisciplinar de maneira mais humanizada e eficiente. Com um equipamento para a realização de ultrassonografia, o espaço passou a agilizar o acesso das gestantes a esse exame, evitando filas e longas esperas”, destaca o secretário municipal de Saúde de Cachoeiro, Alex Wingler.

De acordo com Wingler, a expectativa é a de que, gradualmente, a Casa Rosa passe a ofertar um número ainda maior de especialidades médicas. “A tendência é de crescimento nos atendimentos na Unidade de Saúde de Mulher. O espaço nos permite ampliar a oferta de serviços – esse é o nosso objetivo”, finaliza.

Atendimento na Casa Rosa

Com horário de funcionamento das 7h às 16h, a Unidade de Saúde da Mulher “Doutora Glaura Moreira Santos” está situada na subida da rua Costa Pereira, Centro e atende pacientes encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da sede e interior do município – a lista com endereço de todas pode ser conferida no site www.cachoeiro.es.gov.br/saude-semus.

Principais serviços oferecidos na Casa Rosa

– Ginecologia;
– Psicologia;
– Nutrição;
– Odontologia;
– Consultas de pré-natal de alto risco;
– Orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs);
– Programa de planejamento familiar com inserção de DIU;
– Orientações sobre métodos contraceptivos com solicitação de laqueadura das trompas;
– Realização de testes rápidos (sífilis, HIV e hepatites B e C);
– Ultrassonografias (obstétrica, obstétrica com doppler, morfológica e transvaginal)
– Sala de vacinação;
– Apoio e acompanhamento em episódios de violência.