Audiência

Casa Rosa e novas ambulâncias entre os avanços da Saúde no último quadrimestre

Apresentação das ações no período foi feita na Câmara Municipal
Foto: Patricia Pim/PMCI

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro apresentou, na manhã desta quinta-feira (22), em audiência pública, suas ações no segundo quadrimestre de 2022, no período de maio a agosto.

Foram destacadas, na ocasião, as principais entregas e melhorias realizadas pela pasta neste ano. A apresentação aconteceu no plenário da Câmara Municipal, Centro.

No mês de julho, a Prefeitura concluiu a entrega de dez ambulâncias para atender às unidades de saúde da sede e do interior do município. Os veículos estão equipados com maca; sinalizador acústico e óptico; suporte para soro; maleta de medicações e cilindro de oxigênio. Até agosto, o município realizou 29.128 viagens de transporte sanitário.

Em parceria com a Faculdade Multivix, a Prefeitura entregou, no mês de agosto, dois importantes equipamentos públicos: a Casa Rosa, com atendimento exclusivo ao público feminino; e o novo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que irá, gradualmente, unificar os atendimentos especializados em odontologia já realizados pelo município.

Outra importante ação concretizada foi o início dos atendimentos do programa Consultório de Rua, que visa ampliar e facilitar o acesso aos serviços do SUS à população em situação de rua, por meio de ações itinerantes.

Novo equipamento facilita acesso a exame

No mês de junho, o Centro Municipal de Reabilitação Física (Cemurf) de Cachoeiro de Itapemirim, recebeu, em pareceria com o projeto AbraçAR, desenvolvido pela empresa Boehringer Ingelheim, um aparelho para realização do exame de espirometria.

O local realiza, por mês, cerca de 70 procedimentos em pacientes encaminhados por médicos da atenção primária e por pneumologistas da rede estadual de saúde. Antes, essas pessoas precisavam se deslocar até Vitória para realizar o procedimento.

Melhorias nas UBS

Além das entregas de novos equipamentos públicos, a Prefeitura iniciou obras de melhorias estruturais em unidades básicas de saúde (UBS), como as de Jardim Itapemirim e Soturno. Também estão em andamento as reformas nas unidades dos distritos de Itaoca e Córrego dos Monos. Na comunidade de Monte Alegre, o posto de atendimento recebeu manutenção.

Já no bairro Zumbi, está sendo construída uma nova UBS. De porte III, a unidade será a maior da região sul capixaba.

Durante a apresentação do relatório, também foram repassados dados sobre atendimentos e sobre receitas e despesas da Semus, que se encontram em um patamar equilibrado – além de outras questões pertinentes à área de saúde pública. Os documentos completos da prestação de contas serão publicados, em breve, na página da Secretaria Municipal de Saúde, no site da Prefeitura de Cachoeiro (www.cachoeiro.es.gov.br/saude-semus), na aba “Relatório Quadrimestral”.