Ascomirim

Catadores de materiais recicláveis recebem capacitação sobre Segurança do Trabalho

Atividade teve como objetivo preparar Ascomirim para volta das atividades
Foto: Divulgação/PMCI

Trabalhadores da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Cachoeiro (Ascomirim) participaram, nesta sexta-feira (25), de uma capacitação em Segurança do Trabalho, promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

A atividade, realizada no auditório do Sindicato Rural de Cachoeiro, foi coordenada pelo professor Lucas Pazini, técnico em segurança do trabalho e graduando em Engenharia Civil. No ocasião, foram abordadas questões relacionadas à definição de acidentes e incidentes e a importância da utilização correta dos equipamentos de proteção individual (EPIs).

De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Luana Fonseca, a ação objetivou preparar os associados para voltar às atividades com mais segurança.

“Todo conhecimento que fortaleça a segurança dos trabalhadores da associação é bem-vindo. Preparamos essa atividade para que os associados pudessem ser bem orientados e assim, possam voltar mais confiantes”, ressalta Luana.

Novo local para catadores

A Prefeitura de Cachoeiro está preparando um novo local de trabalho provisório para a Ascomirim. A sede da associação, no bairro Coronel Borges, sofreu um incêndio em março de 2019.

O espaço é um galpão de 473 metros quadrados localizado na avenida Mauro Miranda Madureira (Rodovia do Valão), no bairro Coramara, que contará com sala de reuniões, recepção, cozinha e sala de refeições, além de baias para separação dos recicláveis. Além disso, os catadores contarão, também, com balanças, prensas e elevador de carga, equipamentos que auxiliarão na realização dos trabalhos.

O galpão é de propriedade do Instituto de Previdência do Município de Cachoeiro de Itapemirim (Ipaci), e foi cedido, de forma onerosa, à Prefeitura de Cachoeiro.