Notícias

Novo serviço

Cemurf implanta atendimento domiciliar de fisioterapia

Centro Municipal de Reabilitação Física realizou mais de 20 mil atendimentos em 2020
Foto: Arquivo/PMCI

O Centro Municipal de Reabilitação Física (Cemurf) de Cachoeiro de Itapemirim passará a contar com o Programa Municipal de Atendimento Fisioterapêutico Domiciliar (Profisio-D). A regulamentação foi publicada nesta sexta-feira (26), no Diário Oficial do Município, e os atendimentos serão iniciados em 8 de março.

O programa visa oferecer o serviço de fisioterapia a usuários incapacitados de se locomover, como no caso de pacientes acamados. Os atendimentos acontecerão de segunda a sexta-feira, oito horas por dia, com média de quatro pessoas atendidas diariamente.

Para ter acesso ao serviço, o paciente deverá residir em Cachoeiro e possuir encaminhamento de especialista do Sistema Único de Saúde (SUS). Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) terão prioridade.

Em caso de usuário que tenha um encaminhamento assinado por especialista da rede privada, a Unidade Básica de Saúde mais próxima deverá ser procurada para que a solicitação de atendimento seja feita.

“Este é um importante serviço de saúde que será incluído na rede municipal de saúde, atendendo a uma grande demanda da população. Todos os profissionais que realizarão os atendimentos já estarão vacinados contra a Covid-19 e tomarão todos os cuidados sanitários durante as visitas, com o mesmo zelo aplicado nos tratamentos que acontecem na própria unidade do Cemurf”, explica o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Mais de 20 mil atendimentos

O Cemurf realizou 22.500 atendimentos em 2020. O equipamento de saúde está localizado na rua João Bosco Fiório, no bairro Marbrasa, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

Os atendimentos são direcionados a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com limitações físicas decorrentes de lesões, doenças crônicas e outras condições médicas. Os serviços visam ao acompanhamento continuado de pacientes, além de atendimentos de urgência e emergência e pré e pós-operatórios.

Entre as especialidades ofertadas na unidade, estão: fisioterapia, ortopedia, hidroterapia e psicologia. Profissionais do Cemurf também realizam atendimentos a acolhidos em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI).

Para receber atendimento do Cemurf, é necessário encaminhamento médico do SUS. O telefone de contato da unidade é o (28) 3521-2071.