Patrimônio preservado

Centros culturais de Cachoeiro recebem manutenção durante a pandemia

Casa de Cultura Roberto Carlos e demais espaços recebem limpeza de duas a três vezes por semana
Foto: Márcia Leal/PMCI

Os centros culturais, mantidos pela Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, não estão recebendo visitantes por causa da pandemia de Covid-19. Apesar disso, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) têm atuado na manutenção regular, de forma a preservar os espaços e seus itens de exposição.

Locais como a Casa de Cultura Roberto Carlos e o Museu Ferroviário Domingos Lage recebem limpeza de duas a três vezes por semana. As ações são direcionadas tanto aos acervos, que exigem um cuidado maior, quanto às instalações em geral.

Na Casa dos Braga, por sua vez, além da limpeza regular, são seguidos os protocolos sanitários para atendimento a artistas e produtores culturais que procuram o local para realizar o cadastro do Censo Cultural 2020. Já os servidores do Arquivo Público Municipal de Cultura – Sala Evandro Moreira atuam na preservação dos documentos da instituição diariamente.

Severamente afetada pela enchente de janeiro, a Biblioteca Pública Municipal Major Walter dos Santos Paiva está recompondo o seu acervo perdido. O Teatro Municipal Rubem Braga, outro espaço muito atingido pelo desastre natural e que precisará ser restaurado, também recebe manutenção periódica.

Para a Sala de Exposições Levino Fanzeres, a Semcult criou, na semana passada, um tour virutal. Desse modo, a população pode conferir fotos da exposição “Grupo Anônimos de Teatro – Arte e Vida” por meio do Flickr da Prefeitura de Cachoeiro, sem precisar sair de casa.

“Com exceção da biblioteca e do teatro, que foram mais fortemente atingidos pela enchente, os nossos centros culturais estão totalmente preparados para visitação e atividades culturais, o que voltará a ocorrer assim que isso se mostrar seguro do ponto de vista da saúde pública. A Casa de Cultura Roberto Carlos, por exemplo, continua com procura diária de visitantes, e não os deixamos entrar, infelizmente, por causa das necessárias medidas de distanciamento social. Tem sido um ano extremamente desafiador para a administração municipal, mas estamos cuidando com muito carinho dos nossos espaços culturais”, afirma a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.