1ª Cãominhada

Centro de Cachoeiro recebeu caminhada pela proteção animal

Na manhã de domingo (6), os participantes e seus cães caminharam do Museu Ferroviário até a praça Jerônimo Monteiro
Foto: Elimário Souza

Cerca de 400 pessoas e 300 animais participaram da 1ª “Cãominhada”, realizada na manhã do domingo (6), na região central de Cachoeiro, em comemoração à Semana Municipal de Proteção Animal. Os participantes saíram às 8h do Museu Ferroviário Domingos Lage e seguiram para a Praça Jerônimo Monteiro.

A atividade teve como objetivo conscientizar a população sobre posse responsável, maus-tratos e abandono de animais. A Faculdade Multivix, parceira da iniciativa, disponibilizou na praça veterinários para orientações gratuitas.

Além disso, também foi realizada uma feira de adoção, com animais da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), e, de acordo com o Fábio Gava, gerente da unidade, os dois cachorros que foram levados para a feira, foram adotados.

“Mais pessoas ficaram de procurar a UVZ, porque temos mais animais para adoção na unidade e eles precisam de um lar”, complementa.

No local, também houve sorteio de 120 brindes, realizado pelos apoiadores do evento e orientações da Polícia Ambiental sobre os maus-tratos de animais e suas consequências.

“Foi um domingo com lazer, qualidade de vida, conscientização e solidariedade. A caminhada proporcionou muita alegria e interação, além de orientações sobre os cuidados necessários com os animais. Agradecemos aos participantes que levaram seus animais de estimação e, de maneira muito especial, àqueles que adotaram os seus na praça, um verdadeiro ato de cidadania. A 1ª Cãominhada foi um sucesso e realizaremos a segunda edição, ampliando os serviços que a prefeitura e os parceiros oferecem”, afirma a secretária de Esporte e Lazer, Lilian Siqueira.

O evento foi uma realização das secretarias municipais de Esporte e Lazer (Semesp), de Saúde (Semus) e Meio Ambiente (Semma).

Unidade de Vigilância de Zoonoses

A UVZ fica localizada no bairro Aeroporto e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Os animais disponíveis na unidade foram resgatados de situação de maus-tratos e abandono, mas, lá, recebem cuidados, estão sadios, devidamente vacinados e prontos para serem adotados. Para adotar, é necessário levar documento com foto e comprovante de residência.