Notícias

Centro de Convivência Vovó Matilde prepara festa de carnaval

Programação terá marchinhas, desfile e fantasias para a terceira idade

O Centro de Convivência Vovó Matilde, em Cachoeiro, está se preparando para celebrar o Carnaval com uma programação que inclui marchinhas, desfile e fantasias.

Referência em atividades voltadas à terceira idade do município, o equipamento público, localizado no bairro São Geraldo, será enfeitado com a ajuda dos próprios idosos. Para isso, eles vão participar de oficinas para confecção de ornamentos e máscaras carnavalescas, que serão oferecidas na próxima semana.

A festa de Carnaval está programada para acontecer na sexta-feira, dia 1º de março, a partir das 9h. Serão muitas as atrações para o pessoal da melhor idade curtir a folia, com ênfase no resgate de marchinas e outros elementos dos carnavais de antigamente.   

“Os idosos, em sua maioria, gostam de conversar e, com isso, eles têm muitas lembranças e histórias de outros carnavais. Com a apresentação dessas marchinhas antigas, eles ficarão muito felizes em compartilhar memórias”, enfatiza Maria José Cipriano da Silva, coordenadora do Vovó Matilde.

Uma das atrações mais aguardadas pelos frequentadores do Centro de Convivência é o desfile de fantasias.  

“A população idosa de hoje é um pouco diferente das de épocas passadas. Antigamente, era normal que os velhinhos ficassem mais quietos, bordando ou fazendo atividades mais suaves. No cenário atual, isso mudou um pouco. Eles estão bem mais ativos: gostam de diversão, músicas e dança. Sendo assim, queremos, neste carnaval, oferecer isso a eles”, finaliza a coordenadora.

Assistência aos idosos o ano todo

O Vovó Matilde é administrado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) e oferece ao público-alvo, gratuitamente, atividades como oficinas esportivas e recreativas, ginásticas e, também, atendimento médico.

Para ter acesso a essas ações, o idoso precisa estar inscrito no Cadastro Único de programas sociais do governo federal. Caso não tenha cadastro, ele pode procurar um dos cinco Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Cachoeiro para se inscrever.

O Centro de Convivência Vovó Matilde fica na rua João Sasso, bairro São Geraldo. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Mais informações: 3155-5375.