Centro de Convivência Vovó Matilde promove palestra sobre alcoolismo

No local, idosos têm acesso a oficinas recreativas e atendimentos em saúde

As consequências do uso abusivo do álcool na terceira idade serão tema de uma palestra, nesta sexta-feira (22), para idosos assistidos pelo Centro de Convivência Vovó Matilde, no bairro São Geraldo.

A atividade, alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo (18 de fevereiro), será ministrada, a partir das 8h30, pelo conselheiro terapêutico Ivan Moreira, do projeto Vidda, da prefeitura.

O consumo excessivo de álcool na terceira idade está vinculado, muitas vezes, à depressão e à ansiedade, que são motivadas por condições mais comuns nessa fase da vida, como aposentadoria, solidão e viuvez. Mas, em alguns casos, o alcoolismo é resultado de uma longa história de abuso da bebida.

“As atividades que oferecemos regularmente no Centro de Convivência incentivam os idosos a manterem uma vida mais saudável e oportunizam a interação social, afastando-os desse tipo de comportamento. Mas nunca é demais debater e conscientizá-los sobre esse assunto, que é muito sério. Também convidamos os familiares a participar”, explica a coordenadora do espaço, Maria José Cipriano da Silva,

No Vovó Matilde, que é administrado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), os idosos têm acesso gratuito a atividades como oficinas esportivas e recreativas, ginástica e, também, atendimento médico.

Para ter acesso a essas ações, as pessoas com mais de 60 anos precisam estar inscritas no Cadastro Único de programas sociais do governo federal. Caso não tenham cadastro, elas podem se inscrever em um dos cinco Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Cachoeiro.

O Centro de Convivência Vovó Matilde fica na rua João Sasso e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Mais informações: 3155-5375.