Infraestrutura rural

Centro de Distribuição de Revsol é inaugurado em Cachoeiro

A estrutura atenderá municípios da região sul
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, em parceria com o governo do Espírito Santo e com a iniciativa privada, inaugurou, nesta quarta-feira (1), o Centro de Distribuição de Revsol (CDR). Localizado no km 07 da Rodovia ES-488, em Soturno, o CDR atenderá à demanda de municípios da região sul do estado.

Importante componente utilizado em revestimento primário de estradas, o Revsol é um co-produto obtido no processo de produção de aço a partir do beneficiamento da escória da aciaria, e tem apresentado resultados positivos em sua utilização, resultando na melhoria das condições das estradas rurais e vias sem pavimento do município – 14 já foram contempladas.

Durante a solenidade de inauguração, que contou com a presença de autoridades regionais e estaduais, o prefeito Victor Coelho e o secretário municipal de Agricultura, Paulo Miranda, comentaram a importância do CDR para a região.

“Há poucos anos, fizemos um experimento utilizando o Revsol e os resultados foram excelentes. Hoje, ele se tornou um importante componente na manutenção das vias rurais, reduzindo custos, o que nos permitiu atender de maneira mais eficaz as comunidades do interior do nosso município”, afirmou o prefeito.

“Estamos muito felizes com essa parceria. É um passo importante para o desenvolvimento de nossa região, pois o Revsol proporciona um revestimento duradouro e seguro para o tráfego, gerando melhorias na mobilidade e a manutenção das condições das vias rurais e vicinais, o que favorece o escoamento da produção agrícola e o fortalecimento da infraestrutura rural”, frisou o secretário municipal de Agricultura, Paulo Miranda.

O governador Renato Casagrande participou da inauguração de forma remota, por videoconferência, e ressaltou a importância das parcerias entre o estado e os municípios.

“Estamos desenvolvendo diversos projetos em parceria com os municípios, e o Centro de Distribuição de Revsol é mais uma conquista desta boa relação de cooperação. O objetivo principal é melhorar a vida dos agricultores, que passam a contar com vias cada vez mais seguras para o escoamento de suas produções”, afirmou o governador.

Durante a cerimônia, também foi assinado um contrato de fornecimento de uma pá carregadeira e um caminhão pipa, para atender o CDR da região sul.

O CDR de Cachoeiro de Itapemirim terá capacidade para armazenar até 5 mil toneladas de coprodutos por mês, que atenderão também, inicialmente, aos municípios de Atílio Vivacqua, Muqui, Mimoso do Sul, Castelo, Vargem Alta, Alegre e Rio Novo do Sul, além de obras da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e do Departamento de Edificações e de Rodovias (DER-ES), contribuindo ainda mais para o desenvolvimento do Sul do Estado.