Centro de Informação ao Turista é inaugurado em Cachoeiro

Local é referência para visitantes e moradores que queiram conhecer melhor os atrativos do município

Quem visita Cachoeiro de Itapemirim agora tem um espaço de referência para buscar informações sobre os atrativos turísticos do município. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) inaugurou, nesta quinta-feira (28), o Centro de Informação ao Turista (CIT), instalado em local estratégico, o Museu Ferroviário Domingos Lage, no centro da cidade.

Para marcar a inauguração, a Semcult realizou o city tour “Viva Cacheiro a pé”, com visita a pontos turísticos da cidade, como a Casa de Cultura Roberto Carlos e a estátua que homenageia o rei cantor, localizada na praça Pedro Cuevas Junior.

O passeio terminou com a chegada ao Museu Ferroviário, onde foi realizada a solenidade, que contou com a presença de diversas autoridades públicas e representantes das redes hoteleira e de restaurantes, setores diretamente ligados ao turismo.

A secretária de Cultura e Turismo, Fernanda Martins, aproveitou a oportunidade para agradecer a todos que, de forma direta e indireta, contribuíram para a expansão do turismo no município. Ela ainda explicou a relevância do CIT como ferramenta de informação para visitantes e, também, para os munícipes que possam não conhecer os potenciais turísticos e culturais de Cachoeiro.

“O Centro de Informação ao Turista é um projeto de governo da gestão atual, e é um equipamento importantíssimo para dar a relevância que o turismo precisa. A cada cinco empregos no mundo, três estão vinculados diretamente com o turismo. Esse setor é uma mola econômica mundial e precisamos entender isso. O turismo é desenvolvimento social, é cultura, é crescimento e economia. E o melhor é que o nosso município é riquíssimo nesse aspecto”, enfatizou.

A solenidade foi finalizada com uma apresentação de boi pintadinho (manifestação folclórica muito presente na região) feita pelo bloco carnavalesco “Boi Tsunami”.

Funcionamento do CIT

O CIT é uma ferramenta pública de auxílio para os turistas e moradores de Cachoeiro, que terão informações sobre as possibilidades turísticas que a cidade oferece. Além disso, o equipamento é um importante avanço para a formação de políticas públicas efetivas para o crescimento do turismo.

O Centro de Informação fica no Museu Ferroviário, localizado na rua Cel. Francisco Braga, Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.