Cemurf

Centro de Reabilitação Física realizou mais de 20 mil atendimentos em 2020

Unidade oferece serviços a pessoas com limitações físicas por lesões, doenças crônicas e outras condições
Foto: Divulgação/PMCI

O Centro Municipal de Reabilitação Física (Cemurf) da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim realizou 22.500 atendimentos em 2020. O equipamento de saúde está localizado na rua João Bosco Fiório, no bairro Marbrasa, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

O Cemurf atende usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com limitações físicas decorrentes de lesões, doenças crônicas e outras condições médicas. Os serviços visam ao acompanhamento continuado de pacientes, além de atendimentos de urgência e emergência e pré e pós-operatórios.

Entre as especialidades ofertadas na unidade, estão: fisioterapia, ortopedia, hidroterapia e psicologia. Profissionais da Cemurf também realizam atendimentos a acolhidos em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI).

Com o surgimento da pandemia, o equipamento precisou ficar fechado entre 19 de março e 22 de abril. Os serviços foram retomados, gradualmente, seguindo todos os protocolos de segurança, com cuidado especial para os pacientes do grupo de risco para Covid-19.

“O Cemurf oferece, gratuitamente, serviços de alta complexidade, como tratamento para quem sofreu Acidente Vascular Cerebral (AVC), Traumatismo Crânio Encefálico (TCE) ou pacientes com Doença de Parkinson. Mesmo durante a pandemia, estamos dando continuidade a esse trabalho fundamental para os usuários”, afirma a secretária municipal de Saúde interina, Alexandra da Penha Araújo Cruz.

Para receber atendimento do Cemurf, é necessário encaminhamento médico do SUS. O telefone de contato da unidade é o (28) 3521-2071.