Centro terá teste de trânsito na manhã desta terça (22)

O estudo ocorre em frente ao Banco do Brasil, para acesso à rua Costa Pereira

Tem teste de trânsito no centro de Cachoeiro na manhã desta terça-feira (22), na área em frente à agência do Banco do Brasil. A prefeitura orienta que motoristas e pedestres contribuam seguindo a orientação dos agentes de trânsito, que vão fornecer apoio durante todo o trabalho.

O início do teste está marcado para as 9h, com primeira etapa finalizada às 13h. Se o fluxo nesse período for normal, a segunda etapa tem início imediatamente, com base nas mesmas diretrizes. Do contrário, a segunda etapa começa no fim da tarde.

“Vamos participar com seis agentes, que vão contribuir na movimentação e orientação para que tudo ocorra da forma mais segura possível durante esse exercício”, anuncia o Secretário Municipal de Segurança e Trânsito, Ruy Guedes Junior.

A proposta em estudo é deslocar em alguns metros o trecho de conversão para os carros que acessam a rua Costa Pereira, onde ficam o clube Caçadores e a Catedral de São Pedro. Nesse sentido de fluxo, normalmente, vêm carros de duas áreas: ponte Carim Tanure e rua 25 de Março.

Durante o teste, a conversão não será feita na esquina da agência dos Correios, mas, sim, na antiga área da torre (hoje, com estacionamento), em frente ao Banco do Brasil. Desse modo, quem vem da ponte, por exemplo, vai precisar curvar um pouco para a direita, antes de subir para a Costa Pereira.

Para acertar os últimos detalhes antes do teste, houve reunião na tarde desta segunda (21), entre as equipes das duas secretarias envolvidas: Desenvolvimento Urbano (Semdurb) e Segurança e Trânsito (Semset).

“É importante frisar que a alteração, para esse teste, será muito simples para o motorista, que precisará apenas fazer uma rota diferente para acessar a mesma rua, a Costa Pereira. O objetivo é verificar a viabilidade, na prática, de alterações previstas no Plano de Mobilidade”, afirma o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Jonei Petri.

Bernardo Horta tem teste no dia 29

O trecho da rua Bernardo Horta próximo às Lojas Americanas é o próximo a receber testes de fluxo, no dia 29. Nesse caso, as mudanças propostas são mais voltadas ao transporte coletivo. A mesma rua conta há alguns anos com corredor prioritário para ônibus, próximo ao supermercado Casagrande.

A iniciativa ajudou a organizar o acesso aos pontos de parada. As vagas de estacionamento foram redistribuídas para dar espaço à nova faixa. De modo geral, os testes na região central visam melhorar a locomoção de pedestres e de veículos, com novos locais para conversão e travessia.