Apoio emergencial

Cestas de alimentos devem ser solicitadas aos Cras, por telefone

Pedidos não são mais feitos via Ouvidoria Geral do Município
Foto: Márcia Leal/PMCI

Famílias de Cachoeiro que entraram em situação de vulnerabilidade social com a crise gerada pela pandemia do novo coronavírus continuarão a contar, neste mês, com cestas de alimentos fornecidas pela Prefeitura. Entretanto, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) informa que o modo de fazer a solicitação desse auxílio emergencial mudou.

Agora, o pedido deverá ser feito por meio dos telefones dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Até a semana passada, as solicitações eram realizadas por meio de canais da Ouvidoria Geral do Município.

Cachoeiro tem sete Cras (ver lista com telefones abaixo), mas a Semdes orienta que as famílias que precisam do benefício têm de ligar para a unidade mais próxima de suas casas para fazer a solicitação. O atendimento é feito de segunda a sexta, das 10h às 16h.

As equipes responsáveis por receber os pedidos fazem o preenchimento do formulário de atendimento e, a partir dos dados colhidos, definem a classificação de prioridade para entrega dos produtos. A cesta fornecida conta com arroz, farinha de trigo, açúcar, macarrão, fubá e biscoito, dentre outros itens básicos.

Até o momento, mais de 1.500 famílias já foram contempladas com essa iniciativa. “É importante ressaltar que esse serviço emergencial é direcionado a grupos familiares não referenciados nos Cras, que passaram a enfrentar dificuldades em função dos desdobramentos da pandemia”, explica a secretária de Desenvolvimento Social de Cachoeiro, Márcia Bezerra. “Famílias que eram acompanhadas pelos serviços sociais antes da pandemia e já recebiam cestas básicas mensalmente continuam recebendo, regularmente”, complementa.

Telefones dos Cras de Cachoeiro:

Centro de Referência de Assistência Social – Alto União

Centro de Referência de Assistência Social – Jardim Itapemirim

Centro de Referência de Assistência Social – Village da Luz

Centro de Referência de Assistência Social – Zumbi

Centro de Referência de Assistência Social – Distrito de Burarama

Centro de Referência de Assistência Social – Distrito de Itaoca (base)

Centro de Referência de Assistência Social – Rui Pinto Bandeira