Notícias

Chegada da Cachoeirense Ausente de 2019 será na segunda (24)

Neuza Brunoro será recebida na rodovia Cachoeiro-Safra, às 15h

Está agendada para a próxima segunda-feira (24) a chegada da Cachoeirense Ausente Nº 1 de 2019, a nutricionista e professora Neuza Maria Brunoro Costa, à sua terra natal. O evento é um dos mais tradicionais da programação da Festa de Cachoeiro.

Ela será recebida na entrada da cidade, na rodovia Cachoeiro-Safra (próximo à Kaki Mudas, no União), às 15h, pela Sociedade Musical Lyra de Ouro e, também, por amigos, moradores, imprensa e autoridades.

Depois, Neuza e todos seguem, em carreata, até o Centro Operário e de Proteção Mútua (na rua 25 de Março, Centro, perto da Casa dos Braga), onde, em solenidade marcada para as 16h30, o prefeito Victor Coelho entregará a ela a chave da cidade.

“Embora eu seja acostumada a lidar com o público, seja nas aulas ou palestras que dou, a sensação de estar prestes a ser homenageada com esse título é muito diferente. É uma emoção muito grande. Afinal, trata-se de uma tradição de acolhimento, de carinho. Que bom que nasci em Cachoeiro, ao lado de pessoas especiais. Cachoeiro é o meu lugar”, confessa Neuza.

Sobre a homenageada

Neuza Maria Brunoro Costa tem 58 anos e mais de 30 de magistério. É diretora do Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde do campus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) em Alegre e professora titular do Departamento de Farmácia e Nutrição na mesma instituição.

Tem doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade de Reading, na Inglaterra, e três pós-doutorados em universidades americanas. Também já lecionou nas universidades federais de Viçosa e Ouro Preto.

Título

O título de Cachoeirense Ausente Nº 1 foi criado pelo jornalista, advogado e poeta Newton Braga – irmão do cronista Rubem Braga –, há quase 80 anos, como forma de homenagear os conterrâneos que, mesmo morando em outros locais, mantinham forte ligação com a terra natal. Os eleitos são sempre homenageados durante as festividades do Dia de Cachoeiro e de São Pedro, padroeiro da cidade (29 de junho).