Notícias

Alerta

Chuva em Cachoeiro: orientações, ocorrências, nível do Itapemirim e limpeza

Ações de limpeza foram realizadas no bairro Gilson Carone neste sábado (8)
Foto: Divulgação/PMCI

Com a previsão de um volume de chuva de 50 a 70 milímetros para este sábado (8), a Defesa Civil de Cachoeiro de Itapemirim alerta a população para a possibilidade de formação de novos pontos de alagamentos e riscos de movimentação de terra em áreas de encosta.

O solo encharcado, também em função da chuva desta sexta (7), aumenta os riscos de deslizamentos e quedas de árvores. Quem mora em área de encostas precisa ter atenção redobrada aos sinais de rolamento de pedras e escorregamento de terra. Ao perceber movimentação de solo, o morador deve deixar seu imóvel, buscar um lugar seguro para se abrigar e acionar imediatamente a Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193).

Rio Itapemirim

O rio Itapemirim está sendo monitorado. Por volta das 12h deste sábado, o nível do rio estava 1,80 m acima do normal, com tendência de subida. A atualização do nível pode ser acompanhada por meio do site: www.cachoeiro.es.gov.br/defesa-civil/plantao-defesa-civil.

A Defesa Civil de Cachoeiro pode ser acionada pelos telefones 199 e (28) 98814-3497 (plantão 24 horas), para atendimento e orientações em situações de emergência. De acordo com o órgão, a previsão também é de chuva para este domingo (9) – volume de 30 a 50 mm.

Ocorrências registradas

Na manhã deste sábado, foram registrados pontos de alagamento na sede de Cachoeiro e no interior, em consequência das chuvas que começaram na última sexta.

O Corpo de Bombeiros foi enviado para atender a um chamado na comunidade de Pantanal, distrito de Soturno, onde os moradores estão ilhados devido ao acúmulo de água no entorno do local. Também foi registrado uma ocorrência geológica no bairro Basileia, onde um deslizamento de terra afetou a rua João Francisco.

No bairro Coronel Borges, houve a notificação do deslizamento de uma encosta, na rua Vila Camponesa.

Limpeza

Em continuidade às ações de manutenção pós-chuva iniciadas na tarde desta sexta-feira (7), servidores da Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços (Semmat) e da empresa de limpeza pública estão realizando um mutirão de limpeza. Já foram atendidas vias dos bairros Gilson Carone e Santo Antônio. As equipes devem atender, ainda neste sábado, o trevo do Aeroporto e outras regiões.