Ciae Newton Braga oferece atividades extras a alunos da rede municipal

Oficinas esportivas e artísticas estão entre as atividades oferecidas aos estudantes

O Centro Integrado de Atividades Educacionais Newton Braga, no bairro Ferroviários, está com 420 vagas abertas para alunos das escolas municipais de Cachoeiro participarem de atividades extras, nos turnos matutino e vespertino.

Entre as opções estão aulas de jiu-jitsu, inglês para pré I e pré II e 1º ao 9º ano do ensino fundamental, capoeira, futsal, karatê e complementação pedagógica nas disciplinas português e matemática.

Para participar, basta que os interessados estejam regularmente matriculados em escolas municipais e solicitem inscrição em oficina e horários que ainda disponham de vagas, pois a unidade já tem cerca de 150 estudantes inscritos. É preciso que o responsável peça à escola do aluno uma declaração que ateste que ele esteja frequentando as aulas, CPF e Identidade dos responsáveis e Cartão do SUS e CPF da criança.

O estudante cuja família esteja inscrita no CadÚnico, além de ter acesso às aulas gratuitas, pode solicitar passagem gratuita, por meio do programa Passe Livre, para que possa frequentar as atividades sem custos adicionais.

“É uma ação pontual para incentivar a ampliação de uma rede de informação e a permanência de crianças e adolescentes no espaço escolar. Além disso, é um movimento de equidade, de diminuição da desigualdade social, pois permite que nossos alunos que não têm condições de arcar com os custos possam participar de uma oficina no contraturno escolar”, enfatiza a subsecretária de Educação Básica, Patrícia Gama.

Mais de 700 vagas ao todo

Ao longo do ano, a previsão é alcançar cerca de 700 vagas nas oficinas do Ciae Newton Braga, pois, além das já oferecidas, serão abertas outras duas: balé e musicalização. Além disso, o atendimento para a complementação pedagógica em matemática será ampliado.

Para proporcionar conforto e acessibilidade aos estudantes, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) está investindo em obras de readequação do espaço, focando na manutenção e acessibilidade. A expectativa é que as intervenções terminem em abril.

“Para a Secretaria de Educação, esse Ciae é de extrema importância, porque, além de facilitar que os alunos tenham reforço escolar, eles também têm oportunidades de realizar atividades que, por meio da própria família, não conseguiriam. Nossa intenção é ampliar e aprimorar o atendimento no local”, frisa a secretária de Educação, Cristina Lens.