Programa municipal

Ciclista do Bolsa Atleta Cachoeiro participa dos Jogos Escolares Brasileiros

Ricardo Cardoso, de 14 anos, pode se classificar para campeonato sul-americano
Foto: Arquivo Pessoal

O ciclista Ricardo Fiório Cardoso, contemplado pelo programa Bolsa Atleta Cachoeiro, está representando o município nos Jogos Escolares Brasileiros (Jeb’s), evento esportivo que, a partir desta sexta-feira (29), reúne estudantes de 12 a 14 anos, de 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, no Rio de Janeiro.

Os Jeb’s servirão de seletiva para a competição escolar sul-americana. Ricardo, que tem 14 anos, disputará as provas contra o relógio (500 m) e circuito (50 minutos mais uma volta). No ciclismo, a competição começa nesta sexta e seguirá até segunda-feira (1).

O técnico Douglas Franco, que acompanhará o ciclista na competição, está otimista com o desempenho do atleta.

“Minha expectativa é ótima. Essa é uma competição grande e tenho certeza de que o Ricardo é um dos atletas mais preparados na categoria dele, graças a todo treinamento e dedicação”, afirma.

Na torcida pelo filho, Natalie Cardoso ressalta a importância de Ricardo poder contar com o auxílio do programa Bolsa Atleta Cachoeiro – da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Qualidade de Vida (Semesp) – para participar de competições desse nível.

“Nesta competição, existem atletas de vários estados e acredito que o Ricardo está bem treinado e orientado. Estamos aqui vibrando para que ele conquiste uma medalha e represente Cachoeiro muito bem. O Bolsa Atleta nos ajuda muito com as despesas para participar das provas, veio para somar”, disse.

O ciclista foi um dos 25 atletas contemplados pelo edital 2021 do programa e recebe bolsa mensal de R$ 400, pelo período de 12 meses. Esses recursos devem ser utilizados para custear despesas com viagens para participação em competições, gastos com alimentação, assistência médica, suplementos alimentares, academia, material, uniforme esportivo, entre outros custos dos atletas.

“Através da participação dos nossos atletas em competições como essa, percebemos a importância do Bolsa Atleta. Esse é um programa que busca valorizar os esportistas de Cachoeiro e, com o auxílio, o município revela grandes talentos”, ressalta a secretária municipal de Esporte, Lazer e Qualidade de Vida, Lilian Siqueira.