Notícias

Ciclo de oficinas profissionalizantes será aberto nesta sexta (23)

Expectativa é qualificar, neste ciclo inicial, 500 pessoas atendidas pelo programa Acessuas Trabalho

Nesta sexta-feira (23), acontecerá em Cachoeiro a aula inaugural do primeiro ciclo de oficinas profissionalizantes do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho). A inciativa, no município, é executada pela prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes).

Será na unidade local do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), às 14h, e contará com 20 inscritos, que vão aprender sobre empreendedorismo e inovação.

A turma é composta pelo público-alvo do programa: homens e mulheres, na faixa etária de 14 a 59 anos, atendidos pelos Centros de Referências de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência da Juventude (CRJ) e outros equipamentos da Semdes.

Todos os participantes da aula inaugural já passaram por fases anteriores do Acessuas em Cachoeiro, em oficinas de “Inserção e Comportamento no Mundo do Trabalho”, que abordaram temas como elaboração de currículo e procedimentos na entrevista de emprego, além de vídeos motivacionais e dinâmicas de grupos.

A expectativa é que 500 vagas sejam abertas durante este primeiro ciclo de oficinas. As próximas atividades deverão ocorrer a partir de 3 de dezembro.

Para o ano que vem, estão previstos mais dois ciclos, que vão disponibilizar mais 1.000 vagas, distribuídas – junto às 500 desta etapa inicial – em um total de 78 oficinas profissionalizantes (viabilizadas em parceria com o Senac), nas quais podem se matricular, apenas, pessoas já atendidas pela iniciativa.

As qualificações terão temas variados, em diferentes áreas, como beleza, moda, estilo, artes, marketing pessoal, técnicas de recepção, secretariado, vendas, mercado de trabalho e informática básica. A carga horária de cada aula varia entre 4 e 24 horas.

A secretária de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra, destaca a finalidade do programa. “Com esses ciclos de oficinas, nosso papel é abrir possibilidades para os participantes entrarem no mercado de trabalho ou, ainda, serem estimulados a criar práticas empreendedoras”, esclarece.