Pré-Bienal Rubem Braga

Cinco locais receberão ações do projeto Pé de Livros em outubro

Ações têm o objetivo de incentivar o hábito da leitura
Foto: Márcia Leal

Neste mês, em que se comemora o Dia Nacional do Livro (29 de outubro), o projeto itinerante Pé de Livros, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), visitará cinco locais em Cachoeiro.

As atividades começam nesta quinta-feira (3), na pracinha do bairro Paraíso. A biblioteca comunitária “Beatriz de Oliveira Santos”, receberá, às 14h, as crianças da escola “Valdy Freitas”, para contação de histórias mediada por Maria Elvira Tavares.

No dia 10, será a vez dos pequenos da escola “Mário Augusto Rocha” participarem da ação, que será comandada pelo ator Beto Rodrigues, na Ilha da Luz, às 14h. Na quinta-feira (17), a atividade acontecerá, às 9h, na Biblioteca Pública Municipal “Roney Argeu Moraes”, que fica na pracinha da Estação Cidadania – Cultura (ECC) “Sérgio Sampaio”, localizada no bairro Ruy Pinto Bandeira, e a artista Brenda Perim ficará responsável por comandar a contação de histórias.

O distrito de Itaoca também receberá o projeto neste mês. No dia 24, novamente mediada pelo artista Beto Rodrigues, a ação será na Biblioteca Distrital “Professor José de Barros Silva”, às 14h. E para fechar a programação, na quinta (31), o projeto volta à Biblioteca Pública Municipal “Major Walter dos Santos Paiva”, que funciona na Casa da Memória, Centro. Marcada para começar às 14h, a atividade será conduzida pela contadora de histórias Maria Elvira Tavares.

Essas ações do Pé de Livro também fazem parte da comemoração de aniversário da Biblioteca Pública Municipal “Major Walter dos Santos Paiva”, que, neste ano, completou 75 anos. Além disso, o projeto promove a mobilização para a oitava edição da Bienal Rubem Braga, que acontecerá em 2020.

“As ações de movimento do Pé de Livros são muito importante para chamar a atenção da comunidade, num convite para preparação e posterior participação na Bienal do ano que vem. A literatura é fundamental na formação do ser humano e promover atividades que possibilitem contato com ela é uma das nossas frentes de ação. As atividades desse projeto florescerão pela cidade e região, e certamente veremos os benefícios disso”, disse a secretária de Cultura e Turismo de Cachoeiro, Fernanda Martins.

O projeto

O projeto Pé de Livros promove intervenções artísticas e literárias que enriquecem o fazer educativo e incentivam a consciência ambiental. Sempre que possível, é criado uma ambientação com livros que pendem de árvores, com o objetivo de chamar a atenção para a necessidade de preservação da natureza. Através de contação de histórias e da utilização de materiais lúdicos, como fantoches, o Pé de Livros estimula o contato com a literatura e o hábito da leitura.