Notícias

Circuito turístico Viva Cachoeiro a Pé será lançado nesta quarta (18)

Lançamento será às 9h, nas escadarias do Teatro Municipal Rubem Braga

O Circuito Viva Cachoeiro a Pé, projeto da prefeitura para fomentar o turismo e também o comércio no município, será lançado nesta quarta-feira (18), às 9h, nas escadarias do Teatro Municipal Rubem Braga. Na ocasião, será apresentado o mapa turístico urbano e, logo depois, haverá uma caminhada até a Praça Jerônimo Monteiro.

O mapa, que apresenta 17 locais de interesse histórico e cultural de Cachoeiro, será fixado na parte externa do teatro e distribuído em folhetos. O material servirá para orientar as pessoas em passeios particulares pelo município e facilitará o estabelecimento de rotas turísticas, sobretudo no Centro da cidade.

Segundo Maria Elvira Tavares Costa, servidora da Secretaria Municipal de Cultura (Semcult) e coordenadora do projeto, a proposta do Circuito é incentivar a valorização do patrimônio histórico e cultural de Cachoeiro.

“O nosso objetivo é que as pessoas observem Cachoeiro com um olhar mais turístico, sobretudo os comerciantes. Muitos moradores de municípios próximos vêm à nossa cidade para fazer compras, e podemos incentivar essas pessoas a ficarem um pouquinho mais para visitar locais como a Casa de Cultura Roberto Carlos ou a Casa dos Braga. Toda a cadeia produtiva ganhará com isso”, explica.

“É muito importante estabelecer uma rota turística no Centro da cidade. Isso ajuda a fortalecer o comércio, pois aumenta o interesse das pessoas em circular por esses locais”, corrobora o secretário de Desenvolvimento Econômico Felipe Macedo.

Trajeto desta quarta

Partindo do Teatro Rubem Braga, o grupo do Viva Cachoeiro a Pé percorrerá primeiro o bairro Guandu, fazendo uma breve passagem pelo comércio em geral e pelo Mercado Municipal Quincas Leão (o popular Mercado da Pedra) em particular. Logo depois, a caminhada seguirá para o Museu Ferroviário Domingos Lage para conferir o acervo permanente do museu e a exposição em cartaz “Circuito 55 anos”.

Em seguida, o grupo passará pela Praça Pedro Cuevas Junior, onde fica uma estátua de Roberto Carlos, e fará uma visita à Casa de Cultura estabelecida onde o cantor e compositor viveu na infância e parte da adolescência. A atividade se encerrará na Praça Jerônimo Monteiro.

Virada Turística

O lançamento do Circuito Viva Cachoeiro a Pé faz parte da programação cachoeirense da Virada Turística Capixaba, maratona de eventos simultâneos em diversos municípios do estado. Entre as atividades estão contação de histórias na Casa dos Braga e exibição de filmes de Roberto Carlos na Casa de Cultura, até sexta-feira (20), de manhã e à tarde.

Também na sexta, acontecerá o Seminário “Educação Patrimonial – 1º passo”, no campus I (bairro Paraíso) do Centro Universitário São Camilo, às 19h. Já no Museu Ferroviário, até o fim do mês, haverá exposição permanente com projeções do documentário “Retrilhando a Leopoldina”, de Paulo Henrique Thiengo, e a exposição “Circuito 55 anos”.

Conheça alguns dos pontos turísticos mapeados pelo Circuito Viva Cachoeiro a Pé:

Igreja Nosso Senhor dos Passos
Localização: Rua Padre Mello, 39, Independência
Também conhecida como “Matriz Velha”, a igreja foi erguida em 1882.

Casa da Memória
Localização: Rua 25 de Março, 106, Centro.
Construída em 1920 (aproximadamente), mantém suas linhas arquitetônicas originais. Atualmente abriga a Biblioteca Municipal “Major Walter dos Santos Paiva”. Funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Palácio Bernardino Monteiro
Localização: Praça Jerônimo Monteiro, 28, Centro.
Local onde funcionou a histórica Escola Bernardino Monteiro, inaugurada em 1912, no governo de Jerônimo Monteiro. Atualmente, é a sede da prefeitura, abrigando também espaços culturais de relevante importância, como a “Sala Levino Fanzeres”, a “Sala dos Prefeitos” e o Arquivo Público Municipal “Evandro Moreira”. Horário para visitas: segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Museu de Ciência e Tecnologia
Localização: Rua Moreira, 283, Independência.
Antigo casarão adquirido pela prefeitura de Cachoeiro no ano de 2005, abriga o Museu de Ciência e Tecnologia, com um acervo permanente que relata o início da exploração da indústria do mármore e granito. Abriga também a Praça da Ciência, que tem equipamentos para explicação de fenômenos da física. O Museu funciona de segunda a sexta, das 9h às 18h.

Museu Ferroviário Domingos Lage (Antiga Estação)
Localização: Rua Coronel Francisco Braga, s/n, Guandu.
Inaugurada em 1903, a Estação Ferroviária de Cachoeiro de Itapemirim ligou durante décadas o Sul do Estado ao Rio de Janeiro e a Vitória. O prédio mantém as características originais da construção. Atualmente, recebe mostras temporárias e expõe de forma permanente um acervo que ajuda a contar a história das atividades ferroviárias no município. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 15h.

Casa de Cultura Roberto Carlos
Localização: Rua João Madureira de Deus, 13, Centro.
Casa onde nasceu e viveu, até os 13 anos, Roberto Carlos Braga com seus pais Laura e Robertino e seus irmãos Norma, Carlos Alberto e Lauro. Possui fotos, discos, quadros, instrumentos musicais. O horário para visitação é de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 15h.

Casa dos Braga
Localização: Rua 25 de Março, 166, Centro
Patrimônio Histórico Municipal tombado em 1985, a Casa dos Braga foi declarada de utilidade pública por ali terem vivido os irmãos escritores Newton e Rubem Braga, filhos do Coronel Francisco de Carvalho Braga, primeiro prefeito da cidade. O imóvel foi inteiramente restaurado e, em 2017, entregue à população com exposições temporárias compostas de mobiliário e acervo da família Braga. De segunda a sexta-feira, o local fica aberto das 9h às 18h, e aos sábados e feriados, das 9h às 15h.

Fábrica de Pios Maurílio Coelho
Localização: Rua Gastão Pimenta Coelho, 51, Ilha da Luz
Fundada por Maurílio Coelho, em 1903, é a única especializada na fabricação de pios artesanais na América latina. Produz mais de 40 diferentes tipos de pios, reproduzindo com fidelidade o canto de várias espécies de aves. Mais informações: www.piocoelho.com.br