Circuito Viva Cachoeiro a Pé vai fomentar turismo e comércio

Evento contou com a apresentação do mapa turístico urbano do município

Foi lançado na manhã desta quarta-feira (18) o Circuito Viva Cachoeiro a Pé, projeto da prefeitura para fomentar o turismo e também o comércio no município. O evento teve início nas escadarias do Teatro Municipal Rubem Braga, com a apresentação do mapa turístico urbano de Cachoeiro e, logo na sequência, foi realizada uma caminhada em direção à Praça Jerônimo Monteiro.

O Circuito é coordenado conjuntamente pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico (Semdec) e Cultura (Semcult). No total, 17 locais de interesse histórico e cultural de Cachoeiro foram mapeados. Cartões apresentando esses pontos estão sendo distribuídos em lugares estratégicos de todo o município, de modo a facilitar o acesso dessas informações por parte dos turistas e, também, dos moradores.

O próximo passo será estabelecer parcerias com representantes do comércio e instituições de ensino para oferecer treinamentos sobre recepção a turistas e propor atividades educativas que envolvam a inserção desses equipamentos públicos.

“Cachoeiro tem muito potencial turístico, e o cachoeirense precisa conhecer e valorizar esse potencial. Esse projeto certamente é um marco para o município”, afirmou o prefeito Victor Coelho no início do evento.

A secretária de Cultura, Fernanda Martins, ressaltou a importância da parceria com os comerciantes para alavancar o projeto. “O primeiro passo é focar na educação patrimonial. Vamos buscar parcerias com entidades representativas do comércio para sensibilizá-los de que a valorização dos equipamentos públicos é importante para a atividade econômica”, destacou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Felipe Macedo, frisou o impacto positivo do projeto para a economia do município. “Todo o comércio ganha com o fortalecimento do turismo pelo Centro. Por isso, contamos com o apoio de todos”.

A caminhada

Guiada por profissionais da prefeitura, a caminhada passou primeiro pelo comércio do bairro Guandu e depois pelo Museu Ferroviário Domingos Lage, onde o grupo conferiu o acervo permanente do espaço e a exposição“Circuito 55 anos”, sobre a história da Viação Flecha Branca.

Em seguida, o grupo atravessou a Praça Pedro Cuevas Junior, onde fica uma estátua de Roberto Carlos, e se dirigiu à Casa do “Rei”. A recepção no imóvel em que o artista morou na infância foi feita pela equipe do espaço cultural, ao som de canções do ilustre filho da “capital secreta” e com um café da manhã oferecido pela Associação Comercial Industrial e de Serviços de Cachoeiro (Acisci).

Na Praça Jerônimo Monteiro, ponto final da caminhada, os participantes receberam informações sobre os aspectos históricos do Palácio Bernardino Monteiro e o passeio foi dado por encerrado.

Ao longo de todo o trajeto, foram distribuídos panfletos do Circuito de Turismo Urbano para comerciantes e pedestres.

Virada Turística

O lançamento do Circuito Viva Cachoeiro a Pé faz parte da programação cachoeirense da Virada Turística Capixaba, maratona de eventos simultâneos em diversos municípios do estado. Nesta sexta-feira (20), às 19h, acontecerá o Seminário “Educação Patrimonial – 1º passo”, no campus I (bairro Paraíso) do Centro Universitário São Camilo, evento que contribuirá para a discussão das ações do Viva Cachoeiro.

Também estão entre as atividades da Virada: contação de histórias na Casa dos Braga e exibição de filmes do Roberto Carlos na Casa de Cultura, até sexta-feira (20), de manhã e à tarde; e exposição permanente com projeções do documentário “Retrilhando a Leopoldina”, de Paulo Henrique Thiengo, e exposição “Circuito 55 anos”, no Museu Ferroviário, até o fim do mês.