Coleta seletiva avança com novos PEVs em mais sete bairros

O primeiro bairro contemplado foi o Jardim Itapemirim, durante evento nesta quarta (4)

A prefeitura de Cachoeiro deu início nesta quarta-feira (4) à entrega de sete novos Pontos de Entrega Voluntária (PEV), equipamentos onde a comunidade deixa, em sacolas, o lixo seco para reciclagem. O primeiro bairro contemplado foi o Jardim Itapemirim, durante evento pela manhã.

Participaram da entrega o secretário municipal de Meio Ambiente, Mario Louzada, acompanhado pela equipe que conduz o projeto de reciclagem, lideranças comunitárias, vereadores, moradores e representantes da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (Ascomirim). O evento ocorreu no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) local.

Por meio dos PEVs, a prefeitura amplia as atividades do Vem Reciclar, projeto que vem sendo reforçado pela elaboração do Plano Municipal de Educação Ambiental. O objetivo das duas iniciativas é alcançar abrangência de 100% da coleta seletiva em Cachoeiro, ao mesmo tempo em que amplia os tipos de resíduos.

Os outros seis recipientes serão instalados durante este mês nos bairros Village da Luz, Aquidaban, Zumbi, Vila Rica, Coramara e Paraíso. No Village, a entrega ocorre durante o mutirão promovido nesta semana pelo movimento Sexta sem Aedes, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

O PEV do Jardim Itapemirim já está disponível, na rua Raimundo Andrade. “Para que o projeto continue evoluindo, o município precisa que o morador adote cada vez mais em seu cotidiano as práticas do processo de reciclagem, ajudando também a conscientizar vizinhos, amigos e familiares”, destaca Louzada, que ministrou palestra durante o evento no Cras.

Projeto melhora renda de catadores e o meio ambiente

Além de diminuir gradativamente a incidência de lixo que o município leva ao aterro sanitário, a ampliação do Vem Reciclar garante renda para os catadores associados, que passam por treinamentos como o de conscientização sobre o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), oferecido no início do ano.

Com as novas PEVs, a expectativa é de que aumento da renda mensal do grupo. O volume de lixo reciclável deve aumentar, até o mês que vem, de 20 para 25 toneladas.

Escolas, empresas e condomínios também participam dos esforços da coleta seletiva no município, recolhendo materiais recicláveis em recipientes portáteis (bags) entregues pela Secretaria de Meio Ambiente.

Na soma entre os PEVs e as bags, serão até novembro cerca de 100 pontos de destinação, em diferentes regiões de Cachoeiro.

Confira os locais de entregas em outubro!
Dia 6 – Village da Luz, às 8h
Dia 10 – Aquidaban, às 9h