Coleta seletiva é suspensa devido a incêndio na Ascomirim

Moradores devem evitar usar pontos de entrega de material reciclável até a normalização das atividades

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) informa que o serviço de coleta seletiva em Cachoeiro de Itapemirim – realizado por meio do projeto Vem Reciclar, através dos pontos de entrega voluntária (PEVs), dentre outras frentes – terá de ficar temporariamente suspenso.

O motivo é o incêndio que danificou o galpão da sede da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Cachoeiro (Ascomirim), no bairro Coronel Borges, na terça-feira (26). No local, são recebidos e tratados para reciclagem os materiais reaproveitáveis recolhidos no município.

De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Andressa Colombiano, o espaço passou por três perícias – do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil e da Defesa Civil Municipal – e foi desinterditado para o trabalho de limpeza, que começou na manhã desta quinta (28) e é feito pela Semma, com apoio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur).

“Porém, ainda não podemos definir um prazo para o retorno das atividades na sede da Ascomirim, pois não se trata, apenas, de limpar o local. Precisamos avaliar a extensão dos danos materiais provocados pelo incidente”, pondera a secretária.

A Semma orienta que, durante a suspensão, os moradores tentem guardar o material reciclável em casa. “Apenas em último caso, não havendo possibilidade de armazenamento, esses resíduos podem ser destinados para coleta de lixo comum. Pedimos a compreensão de todos”, recomenda Andressa.

Associados recebem suporte da prefeitura

A Ascomirim conta com todo o suporte necessário por parte da prefeitura. Por meio de parcerias entre diversas secretarias municipais, como as de Meio Ambiente, Educação (Seme) e Desenvolvimento Social (Semdes), os associados recebem cursos de capacitação profissional e cuidados de higiene e segurança no trabalho, bem como assistência social.

Na parte da logística de transporte de materiais recicláveis, dois caminhões são destinados às atividades. Um deles está sob a responsabilidade da Semma. O outro é empregado pela empresa responsável pela coleta de resíduos sólidos no município.