Reaproveitamento

Coleta seletiva: saiba onde entregar materiais recicláveis em Cachoeiro

População pode entregar recicláveis na sede da Ascomirim e em escolas da rede municipal
Foto: Reprodução/web

Devido à grande quantidade de lixo gerada todos os dias nas cidades, a reciclagem vem se tornado uma atitude indispensável para a manutenção da saúde das pessoas e da natureza. Atenta a isso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) tem desenvolvido estratégias para incentivar a adesão da população à coleta seletiva.

Com a inauguração da nova sede (provisória) da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Cachoeiro de Itapemirim (Ascomirim), no último mês de setembro, os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) estão sendo, gradativamente, reinstalados na cidade.

Os bairros Waldir Furtado Amorim (BNH de Baixo), Luiz Tinoco da Fonseca (BNH de Cima), Central Parque e Gilson Carone já estão com os PEVs instalados e recebendo os materiais para coleta.

A população também pode realizar a entrega de materiais reaproveitáveis em escolas da rede municipal de ensino, que, posteriormente, solicitam a coleta junto à Semma.

Outra opção é entregar os itens recicláveis, diretamente, na sede da Ascomirim. O galpão fica na avenida Mauro Miranda Madureira (Rodovia do Valão), no bairro Central Parque. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, variando de acordo com a demanda, mas os recicláveis podem ser deixados no local mesmo sem a presença dos catadores – exceto em dias de chuva.

Também é possível agendar o recolhimento do material junto à Semma, pelo telefone (28) 3155-5619 – atendimento de de segunda a sexta, das 12h às 18h.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Luana Fonseca, comentou a importância da coleta seletiva, não apenas para a natureza, mas também como fonte de renda para famílias que trabalham com a reciclagem:

“A coleta seletiva é um serviço de utilidade pública e possibilita que materiais tenham maior vida útil. O material reciclado não agride o meio ambiente, pois é destinado de maneira correta, e ajuda no sustento de muitas famílias. Nosso foco é conscientizar a população sobre a importância da coleta seletiva e de seus impactos positivos para a natureza e sociedade”, frisou.

A separação de materiais recicláveis é fundamental para evitar desperdícios, tornando possível um melhor aproveitamento das matérias primas extraídas do meio ambiente. Quando não descartados corretamente, os resíduos levam décadas ou até séculos para alcançar sua decomposição total.

“A correta separação de resíduos evita a disseminação de doenças, como a dengue, e contribui com a diminuição da poluição tóxica que contamina solos e rios”, completou a secretária.

Quais os tipos de resíduos posso separar?

Os tipos de resíduos que podem ser reciclados são: papel, papelão, plástico, alumínio e metal. Como, por exemplo: embalagem de detergente; garrafa de amaciante; vidro de xampu; garrafa de água; caixas de leite; jornais, revistas, panfletos; cadernos; envelopes; garrafas PET; latas.

Campanha de coleta de vidro

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizará, ainda este mês, uma campanha de coleta de vidro no centro de Cachoeiro e interior. Cada localidade terá dia e horário específico para receber a ação: 

18/10 – Gironda, das 8h às 12h, e Soturno, das 14h às 17h

19/10– Burarama, das 8h às 12h, e Pacotuba, das 14h às 17h

20/10 – Itaoca, das  8h às 12h, e São Vicente, das 14h às 17h

21/10 – Coutinho, das 14 às 16h, e Centro de Cachoeiro, das 7h às 19h

22/10 – Centro de Cachoeiro, das 7h às 19h

23/10 – Centro de Cachoeiro, das 9h às 13h