Em maio

Com alunos da rede municipal de Cachoeiro, Feira Escolar volta à Exposul Rural

Estudantes vão apresentar projetos sobre temas rurais em estandes do evento
Foto: Divulgação/PMCI

Onze escolas de ensino fundamental da rede pública municipal de Cachoeiro estão se preparando para a Feira Escolar que acontecerá durante a Exposul Rural 2023. Os estudantes de 11 a 14 anos começaram a desenvolver projetos sobre temas da vida rural para apresentarem no evento, que será realizado de 4 a 7 de maio, no novo Centro de Eventos do Parque de Exposições do município.

Segundo a secretária municipal de Educação, Cristina Lens, a preparação dos estudantes é muito rica em conhecimentos. “Eles participam de pesquisas teóricas, realização de entrevistas com produtores e lideranças do setor, visitas técnicas de campo e desenvolvem o que será apresentado no estande de cada unidade de ensino. Um momento de troca de experiência, fortalecimento das ações pedagógicas e valorização da agroindústria de nosso município”, destaca.

Essa será a terceira edição da Feira Escolar, que aconteceu em 2018 e 2019, ficando suspensa no período da pandemia. A retomada da atividade envolve estudantes do 6º, 7º e 8º anos.

Entre os temas apresentados no estandes das escolas estão o papel das abelhas na agricultura, alimentos orgânicos e sua relação com a saúde, o cooperativismo na pecuária leiteira, produção de flores e plantas ornamentais, a qualidade dos produtos das agroindústrias e a importância do tratamento de água e esgoto para a saúde e qualidade de vida das populações rurais.

“É muito importante que as crianças e adolescentes conheçam e compreendam a realidade da vida no campo, a cultura do nosso povo, as formas de produção e como esses produtos fazem parte da vida na cidade. Eles são o futuro do agro”, afirma Wesley Mendes, presidente do Sindicato Rural de Cachoeiro, organização que realiza a Exposul Rural em parceria com a Prefeitura de Cachoeiro.