Risco alto

Com aulas suspensas, estudantes das escolas municipais terão atividades pela internet

Coletâneas poderão ser acessadas no Portal do Aluno; pais podem agendar entrega das tarefas presencialmente
Foto: Márcia Leal/PMCI

Cachoeiro de Itapemirim retornou, nesta segunda-feira (15), ao grau de risco alto para Covid-19, conforme o mapa de risco do Governo do Estado do Espírito Santo. Com isso, as aulas presenciais nas escolas do município foram suspensas, e a Secretaria Municipal de Educação (Seme) disponibilizará coletâneas pedagógicas através do Portal do Aluno.

As atividades são direcionadas às turmas da pré-escola (Pré-I e Pré-II), do ensino fundamental (1º ao 9º ano) e educação especial. No Portal do Aluno, os pais e os estudantes deverão selecionar a opção “Sala Virtual” para terem acesso às coletâneas. Confira o manual de utilização do Portal do Aluno.

Os pais ou responsáveis que não possuem acesso à internet podem entrar em contato com os gestores escolares das respectivas unidades de ensino em que seus filhos estão matriculados para solicitar o material impresso. A entrega ocorrerá mediante agendamento, para evitar aglomerações.

“As atividades presenciais estavam ocorrendo com muita segurança, mas o agravamento da pandemia nos obriga a ter medidas mais restritivas. Continuaremos dando todo o suporte necessário aos nossos alunos nesse período de volta das atividades remotas, do mesmo modo como fizemos no ano passado”, destaca a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.

Processo seletivo suspenso

Com o risco alto para Covid-19, a Seme suspendeu, temporariamente, as chamadas de candidatos do processo seletivo simplificado para professores de Designação Temporária (DT). Os candidatos inscritos deverão aguardar novas publicações de cronograma para entrega e conferência de documentos, bem como assinatura de contratos. A secretaria seguirá as orientações e determinações das autoridades competentes para posterior retorno.

Avaliação diagnóstica

A Seme suspendeu, também, a aplicação de avaliações diagnósticas para alunos da rede municipal. O objetivo da avaliação é fazer um levantamento da aprendizagem dos estudantes em relação ao que estava previsto no currículo planejado para o ano de 2020, de modo a identificar o conteúdo adquirido e o que precisa ser reforçado em 2021.