Retomada

Com Ronda Escolar, Guarda Civil leva mais segurança às unidades da rede municipal

Agentes visitam escolas e dão dicas de segurança
Foto: Márcia Leal/PMCI

Com o início das aulas na rede municipal de ensino de Cachoeiro, nesta semana, a Guarda Civil Municipal (CGM) retomou a Ronda de Prevenção Escolar (Rope), que tem como objetivo para garantir mais segurança e tranquilidade à comunidade escolar.

Por meio dessa ação, guardas civis visitam as escolas municipais nos horários de entrada e saída dos alunos. Além disso, os agentes se reúnem com gestores e equipes pedagógicas das unidades para apresentar as ações da Rope.

De acordo com a demanda da escola, os agentes também levam atividades como palestras e interações lúdicas com os alunos de todas as etapas de ensino, com foco em temas como respeito e disciplina.

Para a realização das visitas tranquilizadoras às escolas, a GCM estabeleceu uma divisão por regiões, que são contempladas com atendimento semanal. Os gestores escolares também são orientados a acionar a Rope em situações que demandem a presença dos guardas no entorno das unidades.

Para situações emergenciais, a Rope conta com o apoio da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) da GCM.

“A presença da Rope nas escolas faz com que os alunos e profissionais se sintam amparados e seguros e, havendo necessidade, os agentes podem ser acionados para a mediação dos conflitos nas unidades”, explica a superintendente da Guarda Civil Municipal, Edinete Fraga Mendes.

“Essa é uma importante estratégia de prevenção em segurança, que tem sido adotada com êxito há anos, sendo sempre muito bem acolhida por alunos, pais, professores e comunidades no entorno das escolas”, destaca o vice-prefeito e secretário municipal de Segurança e Trânsito (Semseg), Ruy Guedes.

Dicas de segurança

Nos primeiros dias do ano letivo, a GCM também desenvolve nas escolas um trabalho de conscientização, com distribuição de material informativo contendo dicas de segurança e atitudes preventivas para alunos e pais. Confira algumas delas:

1 – Não converse com estranhos: sempre fique atento ao movimento de pessoas estranhas e recuse balas, doces ou qualquer outro objeto de pessoas desconhecidas.

2 – Não aceite carona de estranhos: não entre em veículos de pessoas que você não conheça.

3 – Veículos suspeitos: atenção a veículos que passem diversas vezes em frente a um determinado ponto.

4 – Ruas movimentadas: procure andar em ruas com mais movimento de pessoas e na companhia de amigos.

5 – Permaneça em sala de aula: os alunos devem ficar na sala de aula até o término das atividades.

6 – Após as aulas, ir direto para casa: evite mudar de trajeto e ficar por muito tempo ao redor da unidade depois das aulas; se for a outros locais antes de ir para casa, mantenha pais ou responsáveis legais avisados.

7 – Assalto: em caso de assalto, nunca reaja; tome cuidado com movimentos bruscos, tente manter a calma e saia sem resistência;

8 – Transporte escolar (pais/responsáveis): procure referência do profissional ou da empresa contratada; verifique o estado de conservação do veículo e se tem autorização para trabalhar.