Proteção à mulher

Combate à violência doméstica foi pauta de palestra do Mês da Mulher

Atividade foi realizada no plenário da Câmara Municipal de Cachoeiro, nesta quarta (9)
Foto: Divulgação/PMCI

A coordenadora executiva de Cidadania, Direitos Humanos e Políticas para Mulheres da Prefeitura de Cachoeiro, Fayda Belo, ministrou, na tarde da última quarta-feira (9), uma palestra sobre violência doméstica na Câmara Municipal, destinada a servidoras dos poderes executivo e legislativo.

Fayda rememorou a luta histórica das mulheres em busca de seus direitos, e comentou sobre a atuação do estado na proteção e acolhimento das vítimas das vítimas de violência doméstica.

“Fazer um panorama das raízes da normalização da violência doméstica e apontar o papel de cada ator social no enfrentamento deste mal que assola tantos lares é de extrema importância para que todos saibam como podem e devem ajudar, por isso, eventos assim são importantes, pois fomentam ainda mais a informação”, destacou.

As servidoras que acompanharam o encontro se mostraram contentes em participar desse importante debate para que possam contribuir no combate á violência contra a mulher. “O evento é importante para inserir nas comunidades o que precisa ser feito pelas mulheres. Temos que sair daqui entendendo que depende de cada uma de nós uma mudança necessária”, relata Lucília Stanzani.

A palestra, que teve como tema “Violência Doméstica, o Que Sabemos? O Que Fazemos? Uma Reflexão Necessária”, foi parte da programação especial da Prefeitura de Cachoeiro para o Mês da Mulher. Na manhã desta quinta-feira (10), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) realizou uma dinâmica com usuárias de seus programas, que contou com rodas de conversa sobre direitos da mulher.

Nesta sexta-feira (11), haverá a realização de uma palestra no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Jardim Itapemirim, às 9h, onde a coordenadora de Igualdade Racial e Atenção a Comunidades Tradicionais da Prefeitura de Cachoeiro, Marta Profeta, abordará temas sobre a valorização da mulher.

Confira a programação completa do Mês da Mulher em www.cachoeiro.es.gov.br.

Prefeitura criou coordenadoria executiva de atenção à mulher

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim criou, neste ano, a Coordenadoria Executiva de Cidadania, Direitos Humanos e Políticas para Mulheres da Prefeitura de Cachoeiro, que é vinculada à Secretaria Municipal de Governo e Planejamento Estratégico (Semgov).

Um dos objetivos foi concentrar e direcionar o desenvolvimento de ações e políticas voltadas às mulheres cachoeirenses, com o foco em atuar na promoção da igualdade de direitos, saúde, bem-estar, e qualidade de vida.

Atendimento à mulher vítima de violência

Em Cachoeiro, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) tem uma parceria com a Delegacia de Defesa da Mulher (Deam), para atendimento às mulheres vítimas de agressão. O Creas conta com uma equipe técnica capacitada para ajudá-las a superar a situação de violência.

A unidade também atende demandas espontâneas, oferecendo atendimento psicológico às mulheres violentadas ou que se sentem em situação de risco. Sendo necessário, elas são encaminhadas para acompanhamento terapêutico, jurídico ou para o Serviço de Convivência e de Fortalecimento de Vínculos, oferecido nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

Foi agredida ou presenciou uma agressão? Denuncie!

Para denúncias de casos de violência contra a mulher, a orientação é acionar a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Cachoeiro, que fica na rua Coelho Melo, nº 1, no bairro Independência, em frente ao Fórum, e atende pelo telefone 3155-5084. Outro canal de denúncia é o telefone 180 (Central de Atendimento à Mulher).