No Circo da Cultura

Combate ao racismo será tema de encontro com comunidades tradicionais na segunda (21)

Encontro celebrará o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial
Foto: Reprodução/web

A Coordenadoria Executiva de Cidadania, Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres, vinculada à Secretaria Municipal de Governo e Planejamento Estratégico (Semgov) de Cachoeiro, por meio de sua Coordenação de Igualdade Racial e atenção as Comunidades Tradicionais, realizará, nesta segunda-feira (21), um encontro com comunidades tradicionais em alusão ao Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, celebrado na mesma data.

Marcado para as 18h, no Circo da Cultura, localizado na Praça de Fátima, o encontro tem como objetivo exaltar a cultura afro e sua importância na formação da identidade sociocultural brasileira. Além disso, também será debatido o enfrentamento do racismo e de outras formas correlatas de discriminação étnico-raciais e de intolerância religiosa.

Para Fayda Belo, coordenadora executiva de Cidadania, Direitos Humanos e Políticas para Mulheres da Prefeitura de Cachoeiro, o estabelecimento do diálogo constante com as comunidades do município é essencial no desenvolvimento de políticas para enfrentamento do racismo e para a valorização da identidade afro.

“O combate à discriminação racial é uma pauta importante para o nosso município, que tem buscado, através de políticas públicas, conferir à população negra, bem como às comunidades tradicionais, instrumentos para uma efetiva igualdade e proteção contra qualquer tipo de intolerância e discriminação. Exemplo disso é o Projeto de Lei 06/2022, de iniciativa do executivo municipal, enviado ao legislativo, que concede reservas de vagas para negros, pardos e indígenas dentro dos processos seletivos da administração municipal, demonstrando a preocupação da municipalidade em conferir à população negra meios reais para o alcance da equidade racial e da mobilidade social. Continuaremos sem medir esforços para que nossa cidade de Cachoeiro seja mais justa, mais inclusiva e mais igual para todos”, afirma.

“Essa data é de extrema importância, para que nós possamos refletir sobre a realidade de preconceito racial que ainda há no país. É visível o abismo racial que existe no Brasil, onde grande parte da população abaixo da linha da pobreza é negra, e as estatísticas comprovam isso. Por isso, é muito importante a reflexão desse dia, para compreendermos os impactos da histórica segregação racial na sociedade em que vivemos”, destaca o subsecretário de Cidadania, José Carlos Gualberto.

Sobre a data

Oficializada em 1969 pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data para o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial foi escolhida em memória às vítimas do chamado “Massacre de Sharpeville”, ocorrido na província de Gautung, na África do Sul, durante o regime do Apartheid, para que marcasse a importância dessa luta contra a discriminação racial em todo o planeta.