Primeira remessa

Começa entrega do cartão Reconstrução a atingidos por enchente

Nesta fase inicial, terão acesso ao cartão 289 beneficiários cadastrados
Foto: Márcia Leal/PMCI

Famílias de Cachoeiro, atingidas pela enchente de janeiro, começaram a receber o Cartão Reconstrução ES, auxílio financeiro de R$ 3 mil concedido pelo governo estadual.

Os primeiros cartões foram entregues, nesta quinta-feira (23), no Pavilhão de Eventos da Ilha da Luz, a 144 beneficiários, pela manhã e à tarde.

Eles foram os primeiros, em todo o estado, a receber o benefício, que pode ser usado para compra de material de construção para reformas nos imóveis afetados pela inundação, além de eletrodomésticos, móveis e outros bens danificados no desastre.

A abertura do trabalho de entrega dos cartões contou com a presença do prefeito Victor Coelho; da secretária municipal de Desenvolvimento Social, Maria Aparecida Stulzer; e da secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cynthia Figueira Grillo.

“Poder participar do início da entrega de um recurso que ajudará as pessoas mais atingidas pela última enchente a se reerguerem é motivo de muita alegria. Nesta primeira fase, estamos entregando 289 cartões e esperamos entregar uma nova remessa em breve”, disse Maria Aparecida Stulzer.

Cynthia Grillo agradeceu e parabenizou todos os envolvidos na confecção e entrega do benefício e reforçou a importância do uso responsável dos recursos. “O mundo tem vivido uma situação muito difícil e é muito bom proporcionar alívio e esperança neste momento”, completou.

“É um momento especial. Esse benefício contribuirá para que muitas pessoas, que tiveram grandes perdas no maior desastre da nossa história, recomecem suas vidas. Outro ponto relevante é que os recursos incentivam o consumo no comércio da cidade, o que é significativo na atual conjuntura”, salientou Victor Coelho.

Beneficiários comemoram

Antônio Carlos Lacerda de Freitas, morador do bairro Arariguaba, celebrou a conquista. “Com esse auxílio, eu e minha família tentaremos reconstruir nossa vida, pois, na enchente, perdemos, praticamente, tudo e esse é o primeiro passo de uma nova fase”, disse.

“Com certeza, esse dinheiro veio na hora certa, por tudo que estamos passando. Vai ajudar a recuperar muitas coisas que perdemos”, afirmou Carlos Alberto Ribeiro dos Santos, também morador do Arariguaba.

“Foi um início de ano muito complicado, mas, com esse dinheiro, poderemos recomeçar”, completou Rosângela Ferreira Fonseca, moradora do Baiminas.

Mais 145 beneficiários receberão cartões nesta sexta

Encerrando a entrega da primeira remessa de cartões recebida pelo município, mais 145 beneficiários serão atendidos na Ilha da Luz, nesta sexta-feira (24) – 70 das 9h às 12h e 75 das 13h às 16h (confira a lista de nomes). A retirada do cartão é feita apenas pelo titular, que deverá apresentar um documento de identificação com foto.

Prevenção ao coronavírus

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social organizou a entrega dos cartões adotando medidas preventivas relacionadas ao coronavírus.

Os beneficiários (289, no total) foram divididos em quatro grupos, para que o atendimento pudesse ser feito em dois dias e dois turnos, de forma a evitar aglomerações. A equipe responsável orienta sobre o distanciamento mínimo entre as pessoas e fornece álcool em gel para higienização das mãos e máscaras aos que não comparecem com o item de proteção.