Patrimônio

Começa obra de restauro do Palácio Bernardino Monteiro

Inaugurado em 1913, prédio receberá reforma completa
Foto: Divulgação/PMCI

Foram iniciados, em Cachoeiro, os trabalhos para restauro do Palácio Bernardino Monteiro, um dos principais patrimônios arquitetônicos do município. Localizado na praça Jerônimo Monteiro, centro da cidade, o prédio centenário vai deixar de ser a sede do governo municipal para se tornar um novo centro cultural, após a obra.

A reforma completa do edifício é fruto de convênio entre a Prefeitura e o governo estadual. O investimento é de R$ 2.186.493,31 e a previsão para conclusão das intervenções é de 570 dias.

A obra vai resgatar e preservar elementos arquitetônicos originais da edificação, que foi inaugurada em 1913 e abrigou, por muitos anos, o Grupo Escolar “Bernardino Monteiro”, uma das instituições de ensino mais importantes na história do Espírito Santo.

Por isso, será demolido todo o anexo construído no afastamento de fundos do bem, que o descaracteriza. As instalações elétricas e hidrossanitárias serão renovadas, todo o madeiramento e telhas serão substituídos por peças novas, um sistema de prevenção e combate a incêndio e pânico será implantado, assim como recursos para garantir a acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida aos dois pavimentos do imóvel. As cores das janelas, portas e fachadas serão similares às atuais.

A proposta das secretarias de Cultura do estado e do município é que o Palácio Bernardino Monteiro seja um espaço multifuncional de referência no Sul do Estado, que amplie o acesso aos bens culturais, propicie o desenvolvimento de atividades e eventos, abrigue exposições e que fomente a economia criativa na região.

“Esta é uma ação sonhada há muitos anos pelos amantes da cultura cachoeirense. O Palácio Bernardino Monteiro é um local nobre, central, bem propício para ser abrigar uma convergência de instituições culturais e atividades artísticas. Também é mais alto, em relação ao nível das cheias do Itapemirim, motivo pelo qual a Biblioteca Pública Municipal encontrará lá um local mais protegido e acessível. Cachoeiro merece”, frisa a secretária de Cultura e Turismo de Cachoeiro, Fernanda Martins.