Começam as aulas da nova turma de monitores da Guarda Mirim

O curso terá dois meses de duração; estão matriculados, ao todo, 29 alunos de 12 a 17 anos

A Secretaria de Segurança e Trânsito de Cachoeiro (Semset) deu início às atividades da nova turma do curso de monitores da Guarda Mirim. A aula inaugural do projeto aconteceu nesta terça-feira (25), pela manhã, no auditório do Centro de Manutenção Urbana (CMU), no bairro São Geraldo, com a presença de autoridades, familiares dos alunos e outros convidados.

Na ocasião, o advogado Flávio de Figueiredo Guimarães, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), fez a introdução das disciplinas Atribuições das instituições de segurança pública e Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), das quais será o professor. Além dele, a formação contará com mais seis instrutores.

São eles: a psicóloga Maria da Penha Cardoso Mansini (Ética e cidadania); o advogado Ricardo Santana (Meio Ambiente); o tenente do Exército Brasileiro Roberto Fioravante Menuzzi (Disciplina, hierarquia, ordem unida e treinamento físico); o gerente de Educação e Trânsito da Semset, Paulo Bento (Educação de trânsito); os agentes da Guarda Municipal Esio Lúcio (Noção de primeiros socorros), Evandro Coutinho (Conscientização sobre uso de drogas e violência) e Edinete Modesto Fraga Mendes, coordenadora do projeto (Atribuição do monitor da Guarda Mirim).

O curso terá dois meses de duração, com três aulas por semana. Estão matriculados, ao todo, 29 alunos com idade de 12 a 17 anos, que foram selecionados, dentre outros fatores, por terem avaliação positiva da escola onde estudam e comportamento exemplar em família e na comunidade. Após cada aula o instrutor aplica prova avaliativa de sua matéria. A conclusão está prevista para 25 de novembro; e a formatura, dois dias depois (27).

“A formação não tem o foco de formar futuros agentes da Guarda Municipal, mas promete ajudar esses pequenos sonhadores a escolherem o caminho certo e alcançarem seus objetivos. Este é um projeto de inclusão social no qual trabalharemos a formação de valores dos participantes”, destacou Ruy Guedes, secretário de Segurança e Trânsito de Cachoeiro.

A coordenadora Edinete Mendes também ressaltou a importância da iniciativa. “Esse curso preventivo é de grande relevância e tem por finalidade afastar a ameaça dos vícios, substituindo a ociosidade pela vontade de contribuir e mudar a atual sociedade, e despertar o companheirismo, obediência e valorizar a hierarquia e a disciplina, obtendo, como resultado, um ser humano modificado com melhor educação, consciência de seus direitos e deveres”, completou ela.

Depois de formados, os 29 novos monitores da Guarda Mirim serão agentes multiplicadores nas escolas em que estudam, incentivando outros alunos a participarem do projeto. Também auxiliam em ações educativas da Semset, como panfletagens e palestras, sempre no período do contraturno.