CIEA

Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental toma posse em Cachoeiro

Representantes de órgãos e entidades auxiliarão na elaboração do plano de educação ambiental
Foto: Márcia Leal/PMCI

Os integrantes da recém-criada Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA) de Cachoeiro tomaram posse na tarde desta quarta-feira (28), em cerimônia realizada pela internet. O grupo contribuirá para a gestão das políticas públicas para a área no município – incluindo a elaboração do Plano Municipal de Educação Ambiental, com ações e diretrizes para área, levando em conta espaços escolares e não-escolares.

A CIEA é formada por um membro titular e um suplente de 16 órgãos e instituições do poder público (secretarias municipais, instituições de ensino, órgãos de proteção, concessionárias) e de 16 entidades da sociedade civil (ONGs, sindicatos, associações comunitárias, dentre outras).

De caráter consultivo, a comissão servirá de apoio ao Órgão Gestor da Política Municipal de Educação Ambiental, formado pelas secretarias municipais de Educação (Seme) e Meio Ambiente (Semma).

Entre as ações a serem realizadas para a elaboração do plano de educação ambiental estão oficinas comunitárias e audiências públicas, de forma a dialogar com a população sobre a realidade do município e propor soluções conjuntas.

Com isso, o objetivo é promover a educação ambiental como um processo de formação das comunidades e dos cidadãos cachoeirenses de forma ampla, para além das ações nas escolas.

“Desde 2017, a Prefeitura de Cachoeiro vem construindo um novo modelo para a educação ambiental no município, o que resultou na publicação da lei da Política Municipal de Educação Ambiental, em 2019. A criação da CIEA representa mais um passo importante, que nos permitirá ouvir a contribuição de cada segmento da sociedade”, afirmou a secretária municipal de Meio Ambiente, Luana Fonseca.

“Já estamos trabalhando no Plano Municipal Educação Ambiental, e agora essa comissão potencializará o diálogo com a sociedade civil. Nós acreditamos muito na contribuição da educação ambiental para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, destacou a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.

“Agradecemos muito a cada membro da sociedade civil que se disponibilizou a participar da comissão. É muito importante a participação popular na formulação de políticas públicas. Tenho certeza de que muitas ideias boas vão sair da CIEA”, completou o prefeito Victor Coelho.

Palestra

Logo em seguida à solenidade de posse dos membros da CIEA, o promotor de Justiça Wagner Eduardo Vasconcellos deu uma palestra aos presentes na plataforma virtual, na qual falou sobre a relação entre regime jurídico e educação ambiental para transformação da sociedade.

“O propósito da educação ambiental é a transformação socioambiental, assim como educação nas escolas e outros espaços transforma os indivíduos. Pensar o meio ambiente é pensar a nossa realidade concreta que nos aflige, como a poluição de córregos e as enchentes”, discursou.

A relação completa dos membros da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental pode ser conferida no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (28), disponível no site www.cachoeiro.es.gov.br.