Comunidade participa da primeira audiência do Agersa nos Bairros

Ação foi voltada à população dos bairros da sub-bacia do Córrego Amarelo

A audiência-piloto do Projeto Agersa nos Bairros foi realizada na escola municipal Valdy Freitas, nesta quarta (11), com os moradores dos bairros São Geraldo, Paraíso e Amarelo, que compreende a região da sub-bacia do Córrego Amarelo.

Um dos assuntos abordados foi o resultado obtido pela primeira fase do Projeto Tratar, que tem como objetivo identificar e indicar a substituição de redes mistas de esgotamento sanitário à concessionária responsável pelo serviço. Além do saneamento, o transporte coletivo também foi tema de algumas demandas apresentadas pelos presentes.

A respeito dessa primeira experiência, o diretor-presidente da Agersa (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cachoeiro de Itapemirim), Vanderley Teodoro de Souza, destaca que ouvir a população é uma das funções das agências reguladoras.

“Ouvir os anseios da população é determinante para direcionar as ações da Agersa no que diz respeito às melhorias da prestação dos serviços regulados”, frisa.

Para Tatiana Pirovani, diretora técnica de saneamento da autarquia municipal, essa aproximação entre agência reguladora e usuários, que só as audiências públicas permitem, é de extrema importância para a melhoria do serviço.

“Acho válido a agência ir até a comunidade e não apenas aguardar que as pessoas venham até nós, visto que, além de coletar as reclamações, recebemos muitas sugestões também”, destaca.

Já para o diretor técnico de transportes, Augusto Callegário, o Projeto Agersa nos Bairros é muito importante para a aproximação do poder público com a população. “Por meio desse projeto, passaremos a conhecer mais de perto as deficiências dos serviços públicos e demandas ou necessidades dos usuários.”

A próxima audiência do Agersa nos Bairros será na região da sub-bacia do Córrego Coramara, que devido à extensão, será dividido por trechos. Na primeira etapa, abrangerá do bairro IBC ao Monte Cristo, mas ainda sem data definida. Em seguida, a audiência será realizada na região dos demais bairros percorridos pelo Córrego Coramara.