Notícias

Raiar da Liberdade

Comunidade quilombola comemora 13 de maio no próximo sábado (7)

Vargem Alegre receberá apresentações de grupos de caxambu, capoeira, folia de Reis e outros
Foto: Márcia Leal/PMCI

A comunidade quilombola de Vargem Alegre, no distrito de São Vicente, receberá mais uma edição do Raiar da Liberdade, no sábado (7).

Promovido pela Associação de Folclore de Cachoeiro, com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo (Semcult), o evento reunirá diversos grupos de cultura popular para comemorações pelo 13 de maio, data que marca a abolição da escravatura no Brasil.

Aberta ao público, a festa está marcada para começar às 16h30, com uma missa afro. Logo após, será realizada a abertura oficial e, às 18h30, terão início as apresentações de grupos representantes de diferentes manifestações culturais tradicionais, como caxambu, capoeira, bate-flechas e folia de Reis.

Entre eles, estão o Caxambu Santa Cruz, de Monte Alegre, e o Bate-flecha, de Jacu, que contarão com transporte fornecido pela Semcult para participarem do evento.

“A cultura popular, em Cachoeiro, é riquíssima. São vários folguedos e muita tradição. Por reunirem tantos grupos, representantes de variadas expressões culturais, os festejos pelo 13 de maio são sempre uma ótima oportunidade para se prestigiar, valorizar e conhecer melhor a grandeza do nosso patrimônio imaterial”, ressalta a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.