Comunidade quilombola em Cachoeiro recebe ação alusiva ao Outubro Rosa

Durante a ação, também houve distribuição de máscaras e vacinação contra a Covid-19
Foto: Márcia Leal/PMCI

Em ação alusiva ao mês do Outubro Rosa, equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) estiveram presentes, nesta terça-feira (5), na comunidade quilombola de Monte Alegre, localizada no distrito municipal de Pacotuba, em Cachoeiro de Itapemirim.

Durante o dia, foram realizadas palestras sobre a importância da imunização e cuidados com a saúde da mulher, com foco especial na prevenção dos cânceres de mama e colo do útero – temas principais da campanha Outubro Rosa. Na parte da tarde, foram realizadas coletas de materiais para exame preventivo. A ação também contou com distribuição de máscaras e vacinação contra Covid-19 e outras doenças.

Presente na ação, o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho, destacou a importância da expansão das atividades do Outubro Rosa no município:

“Estamos, há quase dois anos, no combate à pandemia de Covid-19 e, agora, com o avanço da vacinação, podemos, novamente, voltar nossos olhos a outros temas igualmente importantes para a saúde da população. Durante o mês de outubro, teremos uma programação especial para engajar as pessoas na campanha do Outubro Rosa. Essas ações refletem a nossa preocupação em oferecer, cada vez mais, possibilidades de prevenção ao cânceres de mama e de colo de útero”, declarou o prefeito.

“Todas as nossas áreas técnicas estão envolvidas nessa campanha que, ao longo do mês, também vai oferecer outros serviços, palestras e exames preventivos. Nossas Unidades Básicas de Saúde estão a postos, preparadas para atender as mulheres de nossa região”, frisou o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Moradores da comunidade expressaram a alegria de receber um evento da campanha do Outubro Rosa. “Estamos contentes com essa atenção às mulheres da nossa comunidade. É muito bom, para nós, nos sentirmos cuidadas e acolhidas”, afirmou dona Maria Laurinda.

“Estamos contentes, pois é muito importante, para nós, contarmos com essas ações de prevenção, seja contra Covid-19 ou das doenças que afetam nossas mulheres”, comentou o presidente da comunidade quilombola de Monte Alegre, Alcemir Roque.

Campanha do Outubro Rosa

As ações da campanha Outubro Rosa tiveram início na última segunda-feira (4) e vão se estender ao longo de todo o mês. Estão entre as atividades: palestras; intensificação de solicitações para mamografia e coletas para o exame preventivo; rodas de conversas e café da manhã.

A programação é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) cujas equipes das 32 UBS de Cachoeiro possuem orientação sobre como abordar a paciente, orientando-a sobre a importância dos exames de diagnóstico e prevenção. Confira a programação completa