Comunidade recebe escola reformada e ampliada

Marcada por muita alegria e emoção. Assim foi a entrega pela prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim da escola municipal Juracy Cruz, no bairro São Luiz Gonzaga, no primeiro dia de aula depois das férias de julho. Participaram da solenidade, na manhã desta terça-feira (17), o vice-prefeito Braz Barros e secretários municipais.

A ex-gestora escolar Alda Maria Silva Francisco agradeceu as melhorias em nome de toda a escola. “Estou muito orgulhosa de viver esse momento tão importante que é a entrega da unidade muito melhor do que era.”

A escola de ensino básico (Emeb) leva o nome da professora aposentada, moradora do bairro, que lecionou por quase 30 anos em escolas municipais. Juracy Cruz, 82 anos, também falou comovida. “Nunca pensei que  receberia uma homenagem tão bonita como essa. O prédio está lindo. Eu não merecia tanto”.

A unidade de ensino está toda reformada e também com maior espaço para as atividades pedagógicas e recreativas. As obras para melhoria de toda a estrutura começaram a ser executadas no ano passado.

Além de revitalizar as salas que já existiam, com capacidade para abrigar 300 alunos, foi construída uma área anexa. Nesse espaço agora há biblioteca, laboratórios de informática, matemática e ciências, cozinha, despensas para alimentos e produtos de limpeza, área de serviço, refeitório, que funciona também como auditório, já que foi feito um palco no local. Com a ampliação, os alunos passaram a ter ainda uma área aberta, para recreação.

Também foram construídas salas de professores, pedagogo e diretoria, que não existiam na antiga estrutura. A secretaria foi reformada. Cada um desses espaços tem seus banheiros. A nova estrutura ganhou também acessibilidade para portadores de necessidades especiais.

O serviço foi feito pela prefeitura por meio do Orçamento Participativo. “Desde o início do governo estamos cuidando das escolas. Quando educamos bem, temos menos problemas com saúde, com segurança. Ações como essa refletem não só no presente, mas também no futuro. E a população ajudou a escolher essa obra, por meio do OP. Uma escolha muito sábia.”, destaca o vice-prefeito Braz Barros.

O gestor da escola, José Carlos Rocha Júnior, comemora os avanços. “A qualidade do ensino certamente está ligada também ao espaço, estrutura, enfim, ao bem estar. Tudo aqui está muito melhor do que era. Sem contar que temos um espaço três vezes maior. Isso dá mais vontade aos alunos de estudar e aos professores de trabalhar num ambiente como esse”.

E os resultados do espaço melhor, maior e mais humanizado já aparecem. “Minha filha está muito feliz e motivada a estudar. Acorda com vontade de vir para a escola. Isso é nítido nos alunos. Certamente o aprendizado vai ganhar mais qualidade”, comemora a mãe de aluna Daniele Soares Cerda.