Piarte

Concurso de arte na primeira infância premia crianças cachoeirenses

Entrega de certificados a vencedores foi realizada nesta quarta (23)
Foto: Márcia Leal/PMCI

Nesta quarta-feira (23), no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Jardim Itapemirim, em Cachoeiro, foi realizada a cerimônia de entrega dos certificados de honra ao mérito para as crianças cachoeirenses vencedoras do primeiro concurso “Primeira Infância com Arte – Piarte”. A ação foi desenvolvida por meio do programa Criança Feliz Capixaba.

Participaram representantes do programa, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra, o vice-prefeito da cidade, Ruy Guedes Barbosa, a primeira-dama do estado, Maria Virgínia Casagrande, e a secretária estadual de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Figueira Grillo.

Parte das ações da Política Pública pela Primeira Infância do Espírito Santo (Pepi), o Piarte teve por objetivo incentivar as crianças a brincar, através da pintura e desenhos, criando artes junto com a família, com o intuito de ampliar o desenvolvimento motor e cognitivo dos pequenos.

Sara de Carvalho Sousa, mãe do Isaque Barbosa de Sousa, de quatro anos, que ganhou o primeiro lugar, ficou feliz com a conquista do filho, mas destaca que o desenvolvimento e o crescimento do pequeno foi o verdadeiro prêmio.

“Eu fico muito feliz, porque ele se desenvolveu bastante. Eu pude perceber que o seu interesse pela arte e pintura cresceu, e isso é muito bom. Além disso, ele ficou mais interativo, mais desenvolto e alerta”, afirmou.

Além dos certificados, as crianças também ganharam presentes e brinquedos, como premiação.

“Nós entendemos, desde o princípio, a importância do programa Criança Feliz. Estamos muito felizes com o resultado dessa ação e queremos, em parceria com o governo do estado, continuar desenvolvendo projetos que ajudem nossas crianças a se desenvolverem e crescerem com dignidade”, ressalta a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra.

A secretária estadual de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), Cyntia Figueira Grillo, expressa a importância da implementação e aplicação de políticas públicas que possibilitem mais qualidade de vida na primeira infância.

“Mais uma vez, estamos em Cachoeiro entregando algo importante que marca o Sistema Único de Assistência Social. Nós precisamos entender que somos agentes transformadores e precisamos fomentar caminhos e ferramentas que possibilitem o crescimento e o desenvolvimento das crianças, já na primeira infância. Parabéns às equipes que desenvolveram tão bem este projeto”, salientou.

“Para mudar a realidade das pessoas, é preciso somar ações de políticas públicas que servirão para melhoria da qualidade de vida da população. E isso precisa começar com ações voltadas para as nossas crianças, pois elas são o futuro da cidade, do estado e da nação. Parabéns pela iniciativa”, disse o vice-prefeito, Ruy Guedes Barbosa.

Programa Criança Feliz

Com foco no desenvolvimento integral na primeira infância, o programa Criança Feliz é direcionado a gestantes e crianças de até três anos de famílias beneficiárias do programa Bolsa Família. Em Cachoeiro, a equipe é coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e realiza visitas domiciliares para desenvolver atividades e fazer o acompanhamento das famílias. Durante a pandemia, esse trabalho tem sido feito de forma remota. A iniciativa também tem ações voltadas às crianças de até seis anos de famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC).