Produção sustentável

Concurso de Qualidade do Leite é lançado durante o 2º TecLeite

Evento foi realizado nesta quinta-feira (3), na Fazenda Cafundó, em Conduru
Foto: Márcia Leal

A prefeitura de Cachoeiro lançou, nesta quinta-feira (3), o IV Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Leite. O lançamento ocorreu na Fazenda Cafundó, no distrito de Conduru, durante a segunda edição do TecLeite ES – Tecnologias sustentáveis para a produção de leite, evento que tem a Secretaria Municipal de Agricultura e Interior (Semai) entre seus realizadores.

As inscrições começam nesta sexta-feira (4) e seguem até 29 de novembro. O regulamento, publicado no Diário Oficial de Cachoeiro desta quinta, prevê a distribuição de R$ 17 mil em prêmios, sendo R$ 8 mil para o primeiro colocado, R$ 5 mil para o segundo e R$ 4 mil para o terceiro. A premiação ocorrerá na ExpoSul Rural 2020, que será realizada de 1º a 5 de abril do ano que vem. Se tiverem mais de 100 inscritos, haverá premiação surpresa extra.

Os interessados devem se inscrever na sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Interior (Semai), localizada à rua Agripino de Oliveira, 60, Independência (pátio do Fórum Municipal).
Para participar, é preciso ter produção mínima de 20 litros de leite por dia e levar, no ato da inscrição, o Talão de Produtor Rural atualizado, nota fiscal de venda do leite e, em caso de produção industrializada na propriedade, registro no serviço de inspeção oficial e atestado de vacinação contra febre aftosa e brucelose.

“O Concurso de Qualidade do Leite tem alcançado excelentes resultados, a partir da motivação dos produtores na adoção de práticas adequadas de ordenha e manejo do rebanho. Nossa expectativa é que tenhamos um número recorde de participantes nesta edição. Produzir leite com qualidade representa benefícios para todos os elos da cadeia, desde a ordenha, até que o produto chegue à mesa do consumidor. Daí, a importância da nossa ação”, afirmou o secretário municipal de Agricultura e Interior, Robertson Valadão.

TecLeite

Além da apresentação da nova edição do concurso, o 2º TecLeite proporcionou aos produtores troca de experiências com os profissionais da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que deram palestras e orientações sobre produção leiteira sustentável.

O produtor Vinicius Robert Moreira participou pela primeira vez do evento. “Os organizadores estão de parabéns pela iniciativa. É uma oportunidade para melhorar o nosso conhecimento e levar novas tecnologias para dentro das nossas propriedades”, destacou.

Presente no 2º TecLeite, o prefeito Victor Coelho também falou sobre a importância da capacitação dos produtores. “Por meio da Semai, temos nos empenhado em oferecer oportunidades de qualificação ao produtor rural e, a partir de iniciativas como concurso do leite, incentivado a busca pela melhoria do padrão de qualidade dos produtos rurais”, acrescentou.