Concursos vão premiar fotos e monografias sobre patrimônio cachoeirense

Iniciativa é do Arquivo Público Municipal de Cultura e do Instituto Histórico e Geográfico de Cachoeiro

Dois concursos vão premiar fotografias e monografias que contem sobre o passado de distritos, bairros, folclore e cultura popular de Cachoeiro de Itapemirim, ajudando a resgatar e tornar mais conhecidos prédios e fatos do passado local. A iniciativa é do Arquivo Público Municipal de Cultura – Sala “Evandro Moreira” e do Instituto Histórico e Geográfico do município (IHGCI).

O I Concurso de Fotografias Amélia Reis Viana vai premiar registros nas categorias “profissional e amador” e “celular”. Elas podem retratar, por exemplo, ruínas históricas, vida urbana e belezas naturais. As inscrições vão de 15 de setembro a 15 de novembro, na sede do Arquivo Público e do IHGCI, que fica no térreo do Palácio Bernardino Monteiro, Centro.

Cada concorrente pode participar com até cinco fotos, coloridas ou em preto e branco, desde que sejam recentes e ainda não publicadas. Elas precisam ser entregues impressas (nas dimensões 25X38 cm), com título no verso e documentação cadastral, que inclui ficha de inscrição preenchida e assinada; cópias do RG, do CPF, do comprovante de residência e currículo.

Também está sendo lançado o I Concurso de Monografias Manoel Gonçalves Maciel, que tem como tema “Cachoeiro – cultura e tradições” e é dividido em duas categorias: “História dos distritos e dos bairros” e “História do folclore e da cultura popular”.

Os interessados devem se inscrever através do e-mail institutohgci@gmail.com, também de 15 de setembro a 15 de novembro. É necessário anexar o texto, sendo que cada participante poderá inscrever até dois, que sejam inéditos. Além disso, é importante enviar, junto, a ficha de inscrição devidamente preenchida e documentação cadastral, que é a mesma do concurso de fotos.

Os três primeiros colocados de ambos os concursos receberão como prêmio medalhas e publicação do material. Além disso, haverá menção honrosa e todos os participantes receberão certificado e terão a participação registrada em ata do instituto.

Os detalhes poderão ser consultados nos editais, já disponíveis na sede das instituições e que serão publicados nesta quinta-feira (5) na página da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, no site www.cachoeiro.es.gov.br.

“Essa parceria entre o Arquivo Público Municipal de Cultura e o Instituto Histórico e Geográfico será um importante serviço histórico, cultural e social para nossa comunidade, ao resgatar, manter e promover o conhecimento, para que, no futuro, tenhamos um ótimo acervo que conta e guarda a nossa história”, afirma o subsecretário de Cultura e Turismo, Lucimar Costa.