'Responsabilidade salva vidas'

Condutores e pedestres são homenageados na abertura da Semana do Trânsito

Evento ocorreu nesta sexta (17), no auditório da escola Zilma Coelho
Foto: Márcia Leal/PMCI

A programação de Cachoeiro para a Semana Nacional do Trânsito (comemorada de 18 a 25 de setembro) foi aberta em solenidade realizada, nesta sexta-feira (17), na escola Municipal Zilma Coelho Pinto, no bairro Ferroviários. O tema desta edição é “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.

O evento, promovido pela equipe de Departamento de Educação de Trânsito da Secretaria Municipal de Urbanismo, Mobilidade e Cidade Inteligente (Semurb), homenageou, com entrega de certificados, motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres que contribuem para um trânsito mais seguro em Cachoeiro.

Os motoristas e motociclistas foram escolhidos por não terem cometido infrações de trânsito nos últimos dois anos.

Deorgiton Barreira Porto, de 69 anos, é motorista há cerca de 30 anos e trabalha como instrutor de autoescola. “Fico orgulhoso e honrado por receber essa homenagem. Além de seguir todas as regras e prezar por um trânsito mais seguro, procuro ensinar tudo para os meus alunos também, para que sejam bons motoristas”, afirma.

“Tenho habilitação de moto há mais de 20 anos e sempre procuro respeitar as pessoas e as regras. Todos têm família e querem voltar para casa. Fico muito satisfeito em colaborar com a segurança do trânsito de Cachoeiro”, disse o motociclista Edson Teixeira Floriano, de 43 anos.

Já os ciclistas escolhidos para receberem a homenagem participam de grupos de passeio ou utilizam a bicicleta para trabalho.

Elvis Gomes é ciclista há mais de cinco anos e agradeceu por ser reconhecido. “Fico agradecido. O trânsito significa o ir e vir de pessoas e, assim como o ciclista quer ser protegido, ele também precisa proteger os pedestres, não andando, por exemplo, em calçadas”, frisou.

Os pedestres homenageados são alunos da escola Santa Cecília, que realizaram trabalhos sobre o tema educação no trânsito.

“É muito especial fazer parte desse evento que está ensinando coisas boas para as pessoas. É importante aprender na escola sobre regras do trânsito, para que possamos desenvolver nosso conhecimento e ser bons pedestres e, futuramente, motoristas”, afirmou Maria Eduarda Matielo, de 14 anos.

O evento contou com a participação de autoridades municipais. “Responsabilidade salva vidas e o trânsito é um dever de todos. Nossa equipe trabalha para proporcionar uma cidade mais segura para cada cidadão e acreditamos que a educação é a base para um trânsito melhor”, ressaltou o secretário municipal de Urbanismo, Mobilidade e Cidade Inteligente, Alexandro da Vitória.

“É muito importante homenagear pessoas que colaboram com um trânsito mais seguro em Cachoeiro e que cumprem a lei, pois servem de exemplo para a sociedade. Nosso objetivo é proporcionar uma cidade cada vez melhor e organizada para nossos cidadãos”, avaliou o prefeito Victor Coelho.

Ações no meio digital

Neste sábado (18), dentro da programação, começará a panfletagem virtual nas redes sociais da Prefeitura, com orientações e dicas sobre trânsito. As publicações serão feitas durante toda a semana.

Serão diversas mensagens destinadas aos motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres de Cachoeiro, reforçando as regras de trânsito, como utilização do cinto, evitar ultrapassagens, atravessar as vias sempre na faixa de pedestres, respeitar a sinalização, entre outras.