Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente em nova data

Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências é o tema do evento

Programada inicialmente para sexta-feira (26), a XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cachoeiro será realizada em nova data: o próximo dia 14 de novembro. A mudança se deve ao ponto facultativo nas repartições da prefeitura na sexta, decretado, na segunda-feira (22), em comemoração ao Dia do Servidor Público.

Organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o evento será realizado no auditório do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Jardim Itapemirim, das 8h às 17h.

Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências é o tema da conferência, que tem como principal objetivo mobilizar os integrantes do Sistema de Garantia de Direitos (SGD) e a sociedade para a construção de propostas voltadas para a afirmação do princípio da proteção integral de crianças e adolescentes nas políticas públicas, além do fortalecimento das estratégias e ações de enfrentamento às violências.

Serão cinco grupos de debate, que apresentarão os temas: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; Prevenção e Enfrentamento da Violência contra crianças e adolescentes; Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescente; Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes; e Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de crianças e adolescentes.

Participarão da conferência membros da sociedade civil organizada, de instituições que lidam diretamente com crianças e adolescentes, como a Vara da Infância e do Adolescente, o Conselho Tutelar e representantes de movimentos sociais que atuam ou debatem os direitos desse público no município e representantes da prefeitura.

Ao final, serão eleitos 13 delegados titulares, que vão representar Cachoeiro na XI Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, em 2019, em Vitória.

“É muito importante este momento para validar nossas ações e apresentar novas propostas que serão úteis para o aprimoramento dos nossos serviços voltados às crianças e adolescentes”, destaca a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra.