Conferência dos Direitos da Criança reuniu 200 participantes

Membros da sociedade civil e instituições debateram temas e construíram propostas

Nesta quarta-feira (14), com o tema “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”, a XI Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cachoeiro foi realizada no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Jardim Itapemirim.

A Conferência foi organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e contou com a participação de aproximadamente 200 pessoas, entre membros da sociedade civil organizada e de instituições que lidam diretamente com crianças e adolescentes.

A secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra, fez a abertura e comentou sobre o papel da XI Conferência. “É um momento em que se discute, a partir dos dentro dos eixos temáticos, em que ponto precisamos melhorar, e é quando a comunidade expõe as suas demandas, para alavancarmos e melhorarmos as políticas, de acordo com suas necessidades e direitos”, explica.

Além de mobilizar os integrantes do Sistema de Garantia de Direitos (SGD) e a sociedade para a construção de propostas voltadas para a afirmação do princípio da proteção social de crianças e adolescentes nas políticas públicas, fortalecendo as estratégias e ações de enfrentamento às violências, o evento elegeu os 13 delegados titulares que representarão Cachoeiro na XI Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, que acontece em 2019, em Vitória.

“A conferência é de suma importância para que a Semdes possa acolher as propostas que são apresentadas para serem levada aos âmbitos regional e federal. Com os temas propostos, discutimos o que ainda precisa ser feito para as crianças e adolescentes de Cachoeiro, no sentido de contribuir com as políticas públicas para atendê-los com melhor qualidade”, disse Maria Cristina Ataídes, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Jovânia Valiatti, voluntária do projeto social Casa Verde, que ensina música a crianças e adolescentes, levou cinco crianças para participarem pela primeira vez da Conferência. “Valorizamos muito esse momento de discussão com todos o envolvidos, pois precisamos consolidar esse pensamento de políticas públicas em direito das crianças e dos adolescentes, e trouxemos essas crianças para dar mais voz ao processo”, disse.