Participação social

Conferência Municipal de Segurança Alimentar será na próxima semana

No evento, serão discutidos eixos para as políticas do setor
Foto: Márcia Leal

No próximo dia 22, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes) de Cachoeiro de Itapemirim promoverá a III Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento acontecerá no auditório “Sanzio Cicatelli”, no Centro Universitário São Camilo, localizado no bairro Paraíso, e contará com a presença de representantes do poder público, do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Consean) e de organizações sociais.

A partir das 8h40, a conferência intitulada “Chega de violação, queremos a garantia e o direito à alimentação adequada” será ministrada pelo palestrante José Arcanjo Nunes, engenheiro agrônomo e doutor em Produção Vegetal pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com participação do presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Wesley Mendes.

Às 11h10, terão início as atividades dos grupos de trabalho, para construção de propostas no âmbito dos três eixos em discussão.

No primeiro, será debatido sobre: Direitos Humanos: direito à alimentação digna e saudável e os desafios para a soberania alimentar e a comida de verdade; a violação dos direitos humanos e a soberania alimentar e nutricional como direito constitucional; e a violação dos direitos humanos e a soberania alimentar e nutricional para população negra e para os povos e comunidades tradicionais no Espírito Santo.

O segundo eixo falará sobre: Sistema Estadual Segurança Alimentar e Nutricional: até onde chegamos e para onde queremos ir; o papel e a importância dos Conselhos Municipal e Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional; das Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional, municipais e estaduais; e das conferências municipais e regionais e estaduais para o desenvolvimento da Política de Segurança Alimentar e Nutricional.

Já o último eixo debaterá estratégias para avançar na agenda de Segurança Alimentar e Nutricional e na mobilização da sociedade capixaba.

Na plenária final, serão apresentadas propostas para o município, a serem encaminhadas ao estado e para a União, sugerindo ações e caminhos para garantia e o fortalecimento da política pública de segurança alimentar e nutricional. Por fim, haverá a eleição dos delegados para a 6ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.

Para participar do evento, basta comparecer. As inscrições serão feitas no local, das 7h às 8h. A conferência será voltada para setores públicos, entidades, agricultores, povos e comunidades tradicionais e estudantes que atuam na área.

“A conferência é o espaço em que órgãos governamentais e sociedade civil tem a oportunidade de debater e propor caminhos para o garantir e fortalecer as políticas públicas de segurança alimentar e nutricional do nosso município. Contamos com a participação ativa de todos os envolvidos”, ressalta a secretária de Desenvolvimento Social de Cachoeiro, Maria Aparecida Stulzer.

Programação

Local: Auditório Sanzio Cicatelli, no Centro Universitário São Camilo, rua São Camilo de Lélis, 01 – Paraíso

Sexta-feira, 22 de Novembro de 2019

07h – 08h: Credenciamento, café da manhã e Leitura e Aprovação do Regimento Interno
08h40 – Abertura Oficial
9h40 – Conferência Magna: “Chega de violação, queremos a garantia e o direito à alimentação adequada”
Palestrante: palestrante José Arcanjo Nunes, engenheiro agrônomo e doutor em Produção Vegetal pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)
10h20 – Debate
11h10 – Instalação dos Grupos de Trabalho
EIXO I – Direitos Humanos: Direitos Humanos: direito à alimentação digna e saudável e os desafios para a soberania alimentar e a comida de verdade; a violação dos direitos humanos e a soberania alimentar e nutricional como direito constitucional; e a violação dos direitos humanos e a soberania alimentar e nutricional para população negra e para os povos e comunidades tradicionais no Espírito Santo;
EIXO II – Sistema Estadual Segurança Alimentar e Nutricional: até onde chegamos e para onde queremos ir; o papel e a importância dos Conselhos Municipal e Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional; das Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional, municipais e estaduais; e das conferências municipais e regionais e estaduais para o desenvolvimento da Política de Segurança Alimentar e Nutricional;
EIXO III – Estratégias para avançar na agenda de Segurança Alimentar e Nutricional e na mobilização da sociedade capixaba.
12h – Almoço
15h00 – Instalação da Plenária Final para análise, discussão e aprovação das propostas dos grupos
16h00 – Eleição dos Delegados à 6ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional
17h00 – Encerramento