Conferência sobre eSocial em Cachoeiro reúne 600 servidores públicos do sul

A idealizadora do eSocial, Laura Schwerz, deu palestra sobre o sistema

Cerca de 600 servidores públicos de 30 municípios estiveram no auditório da Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim (FDCI), nesta quarta-feira (15), para participar da 1ª Conferência Sul Capixaba eSocial e Administração Pública, que foi promovida pela prefeitura de Cachoeiro, por meio do projeto Escola do Servidor, da Secretaria Municipal de Administração (Semad).

“Cachoeiro, como a cidade polo, organiza um evento de extrema relevância para a toda a região, recebendo de braços abertos todos esses municípios e, assim, promovendo essa interação. Além disso, é um momento para capacitar nossos servidores e atualizá-los sobre as normativas exigidas pelo governo federal”, destacou o prefeito Victor Coelho.

Os palestrantes foram Laura Schwerz, coordenadora-geral de Estruturação de Informações Previdenciárias da Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda (Geip/SPrev, de Brasília – DF) e idealizadora do eSocial; Gelson Machado Guarçoni, chefe substituto do setor de Orientação Tributária da Receita Federal no Espírito Santo; e Cátia Medeiros, consultora do Sistema Findes.

Na ocasião, eles transmitiram informações a respeito do processo de implantação na administração pública do eSocial, novo sistema federal que unifica em todo o território nacional o fornecimento de informações referentes à escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas. Abordaram, ainda, as obrigações advindas do eSocial, incluindo histórico explicativo sobre o novo instrumento e as principais mudanças para as áreas contábil, de recursos humanos e trabalhista, bem como os impactos na administração pública.

“No que diz respeito às obrigações tributárias, fiscais e previdenciárias, o eSocial, tão importante para os órgãos públicos, vai simplificar não só a vida das prefeituras, mas dos estados e da União. O principal intuito é criar um cadastro nacional de servidores públicos. Essa é a grande diferença, o grande ganho. A prefeitura de Cachoeiro está de parabéns por ter mobilizado tantos municípios”, salientou Laura Schwerz.

O secretário de Administração de Cachoeiro, Ramom Gobetti, frisou que o tema da conferência é fundamental para a gestão pública. “Ao trazermos esses três palestrantes, especificamente, para tratar do eSocial, nosso objetivo é nivelar esses conhecimentos entre os municípios vizinhos”, complementou ele.

“Esse evento é importante para nos nortear. Por isso, viemos aqui, com nossa equipe técnica, para absorvermos o máximo de conhecimento, para a partir de 2019, conforme as exigências do eSocial, desempenharmos nosso trabalho da melhor maneira possível”, comentou Gelson Pereira da Silva, de Itapemirim, que atua como contador da Câmara do município.