Confira as principais ações da Prefeitura de Cachoeiro em fevereiro

Município publicou edital de PPP para modernizar 100% do parque de iluminação pública
Foto: Divulgação/PMCI

Em Cachoeiro, o mês de fevereiro de 2022 teve entregas importantes em áreas como infraestrutura, saúde e educação, além de ações marcantes como a publicação do edital da licitação da PPP da iluminação pública.

Na rede municipal de ensino, o ano letivo teve início com todas as escolas seguindo os protocolos para prevenir a transmissão do coronavírus. A principal novidade do retorno às aulas foi a adoção do sistema de tempo integral em mais três unidades, ampliando para 1.100 o número de estudantes do ensino fundamental atendidos nesse regime.

Outros destaques foram a entrega de kits de material escolar para os alunos, reformas em prédios da rede e o reinício da Ronda de Prevenção Escolar (Rope) realizada pela Guarda Civil Municipal, que aumenta a segurança no entorno das unidades de ensino.

Infraestrutura

Na Linha Vermelha, foi concluída a aplicação de asfalto novo no trecho entre os bairros Jardim América e São Francisco de Assis. Também foram finalizados o nivelamento e o asfaltamento da subida que liga a via à avenida Jones dos Santos Neves, intervenção feita para reduzir riscos de acidentes e tombamentos de veículos de carga no local.

Na rua Jerônimo Ribeiro, no bairro Amarelo, foi iniciada a primeira de uma série de obras de contenção em áreas de risco do município, com aplicação do geocomposto de PVC em encostas, para prevenção de deslizamentos de terra e desastres.

No interior do município, avançaram os serviços de preparação de duas estradas do distrito de Córrego dos Monos para pavimentação. Já na localidade de Tijuca, uma ponte foi liberada para tráfego de veículos depois de passar por obras de alargamento. Em Itaoca, uma ponte foi reconstruída e o córrego local recebeu serviço de desassoreamento.

Saúde

Na área da saúde, o mês ficou marcado pelo início das obras para implantação da Casa Rosa – Centro de Referência de Saúde da Mulher, que vai reunir, em um só local, bem no centro da cidade, uma série de atendimentos dedicados ao público feminino.

Também teve destaque a aquisição de novos aparelhos de exames auditivos e de ultrassom para a rede municipal de saúde.

PPP da iluminação

No fim do mês, a Prefeitura publicou o edital de licitação da Parceria Público-Privada (PPP) para operação do serviço de iluminação pública de Cachoeiro, que será realizada em 29 de abril, na Bolsa de Valores de São Paulo. A iniciativa é histórica, por se tratar da primeira PPP do município e porque viabilizará a modernização de todo o parque municipal de iluminação.

Outra ação marcante em fevereiro foi a autorização para elaboração do primeiro Plano Municipal de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais Urbanas (PMD), que mapeará todo o sistema de drenagem e norteará futuros investimentos para melhorias nessa área, como a redução de alagamentos.

Apoio ao empreendedorismo e cursos de qualificação

A Prefeitura avançou na digitalização de procedimentos para simplificar a abertura de empresas em Cachoeiro. O formulário de declaração de incomodidade e o de solicitação de autorização de implantação de atividade foram disponibilizados no site da administração municipal.

No Abelardo Machado, foi realizada a primeira edição do ano do projeto Bairro Empreendedor, que facilita o acesso a serviços públicos com foco no apoio e incentivo ao empreendedorismo. Já na Sala do Empreendedor, novas opções de linhas de crédito foram disponibilizadas para fomentar negócios.

Paralelamente, a oferta de cursos de qualificação profissional à população foi ampliada por meio de parceria entre a Prefeitura e o governo estadual.

Esporte e lazer

Para apoiar esportistas do município e incentivar práticas esportivas, a Prefeitura lançou novo edital do programa Bolsa Atleta Cachoeiro e realizou a primeira etapa da Temporada de Areia, com competições em diferentes modalidades.