Notícias

Combate à hipertensão

Confira dicas para manter a pressão arterial sob controle

No domingo (26), foi comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, em uma momento em que os médicos lançam um alerta importante: manter a pressão sob controle é essencial para a saúde e para evitar as complicações trazidas pela infecção pelo novo coronavírus.

Diego Soares, médico da unidade de saúde do bairro São Luiz Gonzaga, dá dicas para ajudar a prevenir e, no caso dos já hipertensos, a controlar esse problema de saúde, que afeta 35% da população brasileira e é um fator de risco para diversas doenças.

“Oito em cada 10 infartos e sete em cada 10 acidentes vasculares cerebrais são causados pela hipertensão arterial. Sabemos que o estresse elevado, o sedentarismo e a alimentação inadequada são fatores que contribuem para a doença”, pontua o profissional.

Para evitar complicações, ele sugere atividade física, mesmo dentro de casa, durante o isolamento social, com o apoio até mesmo de vídeos da internet; uma alimentação adequada, evitando industrializados, conservas e temperos prontos; redução do estresse e da ansiedade e, claro, não se esquecer dos remédios, para evitar os picos de pressão. Caso necessário, as pessoas devem procurar seus médicos para renovar a receita.

Confira mais orientações do médico no vídeo:

Tratamento gratuito

O serviço para controle da hipertensão é acessível e oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As unidades básicas de saúde de Cachoeiro de Itapemirim contam com profissionais capazes de identificar o problema e encaminhar para especialistas que podem acompanhar e prescrever medicamentos, em caso de necessidade. Os remédios podem ser obtidos gratuitamente. Além disso, os profissionais estão aptos a darem orientações gerais sobre mudanças de hábitos e controle da doença, bem como prevenção da mesma.